Educação Corporativa

Incentivo à formação dos colaboradores é uma das prioridades da Atento

Companhia tem parceria com mais de 150 universidades, além de escolas profissionalizantes e de idiomas, que conferem descontos de até 50% nas mensalidades aos funcionários

Incentivo à formação dos colaboradores é uma das prioridades da AtentoA Atento, uma das maiores provedora de serviços de gestão de clientes e terceirização de processos e negócios (CRM/BPO) na América Latina e uma das líderes mundiais em seu setor, investe continuamente em ações de incentivo à educação por meio de acordos estratégicos e desenvolvimento interno de cursos e treinamentos. Considerada uma das maiores empregadoras do setor privado do país, a companhia tem um papel social importante na geração e na distribuição de renda no Brasil. Por esta razão, é comprometida com o fomento à educação dos seus 80 mil colaboradores.

Entre as iniciativas, estão as parcerias com renomadas instituições de ensino. São mais de 150 universidades, além de escolas profissionalizantes e de idiomas, que oferecem descontos de até 50% aos profissionais da Atento. “No Brasil, apenas 15% da população tem ensino superior completo. De janeiro a julho desse ano, mais de 3,5 mil colaboradores tiveram na Atento a sua primeira experiência profissional. Sabemos que a educação e o conhecimento são os principais fatores para o desenvolvimento pessoal e do país como um todo. Por isso, contribuímos com a evolução educacional dos nossos colaboradores. Para facilitar o acesso às informações dos funcionários aos cursos oferecidos, promovemos, juntamente com estas instituições, duas vezes por ano, a Semana Universitária, em várias unidades da Atento em todo o país. Já temos realizado esta ação há 10 anos. Na última edição, quase 18 mil colaboradores da Atento aproveitaram a oportunidade de enriquecer seus conhecimentos”, afirma João Paulo Mancio, diretor de Recursos Humanos da Atento.

Para ampliar o escopo de incentivos internos voltadas à educação, desde 2007, a companhia conta com a Academia Atento, plataforma que concentra as iniciativas de treinamento e desenvolvimento dos colaboradores, incluindo atividades de formação inicial e continuada, capacitações específicas in company e cursos livres, com alternativas nas modalidades presencial e Ensino a Distância (EAD)gratuitos para os funcionários.

A Academia já realizou mais de 570 mil cursos online, acompanhados por cerca de 500 instrutores nas 197 salas disponíveis para as aulas, que permitem até 394 turmas simultâneas. “Somos engajados na capacitação profissional e acreditamos que a educação é primordial, não só para o desenvolvimento da carreira como também para a vida pessoal, por isso disponibilizamos vários cursos tanto com conteúdo voltado à companhia como de temas livres, que podem ajudar no autoconhecimento. Só neste ano, tivemos cerca de 100 mil pessoas inscritas nos cursos online”, complementa Mancio.

Os colaboradores da Atento são das mais variadas faixa etárias, abrangendo todas as gerações, desde Baby Boomer, passando pela X, Y até a Z. Para atender a todos estes públicos, a companhia conta também com uma área empenhada em desenvolver formas inovadoras de treinamentos de formação técnica e comportamental, a partir de metodologias modernas, que buscam tornar atrativas as soluções educacionais, com recursos, como “storytelling, histórias em quadrinho, gamificação, simuladores, realidade aumentada etc”, afirma o executivo. “Temos muito orgulho da Produtora de Conteúdo, que já recebeu o reconhecimento internacional do Best Practices Global Awards 2017, na categoria Organizações com Alto Rendimento e foi um dos três melhores cases de Treinamento e Desenvolvimento do 8º Congresso de Educação Corporativa – EduCorp”, complementa Mancio.

A Atento investe continuamente na carreira de seus funcionários, com projeto intitulado Trilha de Carreira. Os próprios funcionários podem se inscrever no processo de recrutamento interno, denominado Escalada, caso desejem migrar para outra área ou crescer na companhia. Além disso, há o programa Banco de Potenciais, que desenvolve os talentos a assumirem cargos de gestão. “Oferecemos programas de mentoring e coaching para os colaboradores, visando potencializar performances individuais e coletivas, promover autoconhecimento e a evolução na carreira. Defendemos o conceito de que todos são líderes, independentemente de ocuparem ou não um cargo de gestão. Esse mindset, que coloca todos como capazes de melhorar a organização, auxilia no constante crescimento pessoal”, conclui Mancio.

Etiquetas

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo