Inclusão, diversidade e igualdade de gêneros marcam o CONALIFE 2017

Líderes de grandes empresas e painelistas reforçaram a importância do papel da mulher nas organizações para uma plateia de 650 pessoas

Realizado na última quarta, no Teatro Cetip (prédio do Instituto Tomie Ohtake), na capital paulista, o CONALIFE 2017 – Congresso Nacional de Liderança Feminina reuniu mais de 650 pessoas, que assistiram a seis painéis com conteúdo provocativo e de alta qualidade. Promovido pela ABRH-SP em parceria com a ONU Mulheres, o evento apontou o caminho das conexões para impulsionar as conquistas femininas.

No discurso de abertura, Theunis Marinho, presidente da ABH-SP, saudou a parceria com a ONU Mulheres, a presença do prefeito João Doria, que abriu um espaço na agenda para prestigiar o evento ao lado da primeira-dama Bia Doria, a participação dos painelistas de primeira linha e o empenho dos comitês organizador e de conteúdo, além de agradecer aos patrocinadores e apoiadores do congresso. “Estou seguro de que vocês levarão consigo o sentimento de que valeu a pena passar o dia no CONALIFE, refletindo sobre o tema da equidade de gênero que é tão atual, mas ainda desafiador para a nossa sociedade, muito embora as mulheres sejam a maioria da humanidade.”

Representante do Escritório da ONU Mulheres no Brasil, Nadine Gasman exaltou a parceria com a ABRH-SP e o privilégio de falar com mais de 600 especialistas da área de Recursos Humanos. “Nenhum país no mundo, nenhuma cidade do mundo alcançou a igualdade de gênero. Sabemos que nós mulheres temos a mesma capacidade dos homens de ser líderes, mas não podemos fazer isso sozinha. A igualdade de gênero é uma responsabilidade de todos e de todas”, alertou.

Já o prefeito de São Paulo, João Doria, fez um apelo aos profissionais de RH para que participem dos programas da prefeitura, como o Trabalho Novo, que tem como objetivo inserir as pessoas em situação de rua no mercado de trabalho e conta com a parceria da ABRH-SP: “Tenham consciência de que o universo de vocês não se limita à fronteira das empresas. Sobretudo faço um apelo às mulheres que avancem além dessa fronteira, contribuindo para apoiar a população que vive nessa situação.”

Ao longo do dia, o evento teve a participação dos principais líderes de grandes empresas entre seus painelistas. Falaram para o público: Artur Grynbaum, presidente do Grupo Boticário; Luis Gonçalves, presidente da Dell no Brasil; Gilles Coccolipresidente da Edenred Brasil; Marcelo Munerato de Almeida, presidente da Aon Brasil; Paulo Camargo, presidente da Arcos Dorados – Divisão Brasil, operadora do McDonald’s na América Latina; e Fiamma Zarife, diretora geral do Twitter Brasil.

Também houve a participação de acadêmicos de diferentes instituições, empreendedores sociais e das escritoras Alexandra Loras e Marcia Neder. No final, o público assistiu a um show especial com a cantora Paula Lima, embaixadora da campanha “Rompa o silêncio, você não está sozinha”.

Texto: Loraine Calza

Fotos:Marcelo Marques