Carreira

Indeed: 6 dicas essenciais para escrever um currículo de sucesso

Site de empregos número um do mundo ajuda candidatos a apresentar melhor suas experiências para chamar atenção dos recrutadores

Para recrutadores ocupados, seu currículo fornece um resumo de sua carreira e é muitas vezes o fator determinante para você conseguir uma entrevista. Se procurar por emprego é uma viagem, o currículo é o seu passaporte. Para ajudar os candidatos a atualizarem seus currículos com as melhores práticas de hoje, o Indeed, site  de empregos, reuniu 6 dicas que farão seu currículo trabalhar para você. Confira abaixo:

  1. Cubra o básico

O objetivo de um currículo é representar melhor suas habilidades e conquistas relevantes, e há várias maneiras de fazer isso com sucesso. Dito isso, todo currículo requer esses elementos básicos:

Graus educacionais relevantes ou certificações e/ou licenciaturas. A importância do seu histórico educacional varia de acordo com o cargo ou setor em que você tem interesse. Se tiver muitos certificados, inclua apenas os que forem mais relevantes para a descrição do trabalho.

Trabalhos relevantes e experiência voluntária. A maioria das pessoas escolhe listar sua experiência começando com o trabalho mais recente. Não inclua tudo o que você fez em seus trabalhos anteriores. Em vez disso, concentre-se em conquistas sobre responsabilidades.

Informações de contato. Seu nome completo, a cidade onde você mora, seu endereço de e-mail e número de telefone. Como essas informações pessoais são confidenciais, você deve ser cauteloso com quem compartilha seu currículo.

Habilidades relevantes e seu nível de domínio (por exemplo, “familiarizado com o Microsoft Excel”, “fluente em espanhol”

Vale notar que o básico não inclui referências. Recomenda-se deixar isso fora do seu currículo pois dessa forma você economiza espaço e também preserva a privacidade de seus contatos profissionais.

  1. Explore outros currículos para inspiração

Pode ser útil ver como outras pessoas escreveram sobre suas habilidades e experiências. Temos centenas de amostras de currículos no site global para você explorar. Escolha a categoria e o cargo que são relevantes para você e descubra maneiras mais fortes de descrever suas experiências.

  1. Use o mínimo de palavras possível

Os empregadores precisam entender rapidamente sua experiência de trabalho. Formate seu currículo como uma lista de instruções curtas e verificáveis, em vez de escrever parágrafos densos. O ideal é resumir em no máximo duas páginas, portanto, certifique-se de que todas as informações que você incluiu sejam essenciais. Se não conseguir decidir o que é essencial, pergunte a si mesmo se o que você está incluindo é relevante para o que o empregador está pedindo na descrição do trabalho.

Também é importante considerar o tipo de trabalho que você realmente deseja ser contratado. Em outras palavras, não inclua experiência anterior em tarefas que você não gosta de fazer. Mantenha as experiências que você deseja continuar construindo e corresponda ao que o empregador está procurando – isso atende à definição de informações essenciais a serem incluídas em seu currículo.

  1. Quantifique suas realizações sempre que possível

Números e dados dão vida à sua experiência de trabalho e ajudam os recrutadores a prever o impacto potencial que você poderia ter em sua organização. Quando puder, apresente suas conquistas com dados reais para aumentar sua credibilidade e adicionar detalhes informativos ao seu currículo. Por exemplo, “Alcancei 180% de crescimento ano após ano através de iniciativas de marketing de conteúdo estratégico”.

  1. Use palavras-chave que os empregadores estão usando em suas descrições de trabalho

Quando os recrutadores veem suas próprias palavras-chave refletidas em seu currículo, isso reforça a ideia de que você é um forte candidato ao cargo. E se o seu currículo for postado em um banco de dados on-line como o Indeed, as palavras corretas são fundamentais para ser encontrado pelos empregadores.

Uma maneira de se familiarizar com as diferentes palavras-chave é experimentar diferentes termos de pesquisa no Indeed.com.br ou no aplicativo. Leia atentamente as postagens de trabalho que lhe interessam e tome nota dos termos e frases que os empregadores estão incluindo aí. Você pode começar a notar pontos em comum e pode incluir algumas dessas palavras ou conceitos em seu currículo, se forem aplicáveis a sua experiência.

  1. Revise várias vezes para detectar erros de digitação e erros ortográficos

Infelizmente, um único erro tipográfico ou ortográfico é, às vezes, suficiente para que seu currículo seja descartado no início do jogo. Reveja o seu currículo várias vezes. Ler o conteúdo do fim pro começo – por mais estranho e demorado que pareça – é uma ótima maneira de detectar pequenos erros que, de outra forma, você não perceberia. E uma perspectiva externa é sempre uma boa ideia. Peça a um amigo, mentor ou membro da família que revise seu currículo antes de começar a enviá-lo aos empregadores.

 

Etiquetas

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios