Pesquisa

Indeed destaca a importância do contato humano para a atração de talentos

Os melhores sites de carreiras humanizam as empresas antes da primeira conversa com o candidato

Durante o RH Week, evento realizado nos dias 21 e 22 de maio para líderes de RH, no Guarujá, litoral paulista, Carmen Bryant, Diretora Global de Employer Insights do Indeed, falou sobre  marca empregadora e como as empresas podem promover um melhor ambiente e interação entre as pessoas”.

Indeed destaca a importância do contato humano para a atração de talentosPara Carmen, “embora as novas tecnologias tornem o processo de recrutamento mais fácil e rápido, o contato humano continua sendo essencial para atrair e reter os melhores talentos”. Isso é demonstrado por um estudo global realizado pelo Indeed entre quatro mil trabalhadores que procuram emprego.

Por meio da plataforma do Indeed é possível observar as diferentes fases de um processo de recrutamento: a descoberta, a aplicação e a fase de entrevista. Em cada estágio, uma conexão humana genuína parece desempenhar um papel crucial. Os candidatos a emprego querem uma boa reciprocidade com as suas paixões e valores e procuram sinais de confiança do seu potencial novo empregador. O estudo do Indeed comprovou que 76% dos candidatos em todo o mundo ficariam com uma má percepção da empresa se não recebessem resposta após a aplicação da vaga.

Indeed destaca a importância do contato humano para a atração de talentos

Em um estágio inicial, os candidatos avaliam se a vaga corresponde às suas habilidades e paixões. Por exemplo, 35% verificam se sentem paixão pelas atividades descritas e 35% avaliam até que ponto a posição atende às suas necessidades básicas de reembolso, termos de emprego e localização. 38% consideram quão bem uma vaga se encaixa em suas habilidades, qualificações e ambições.

 

“Nossa pesquisa mostra que os candidatos querem um equilíbrio com suas paixões e valores, e que estão procurando sinais de confiança em todas as fases do processo de recrutamento. Se os futuros empregadores não responderem rapidamente, na pior das hipóteses, eles prejudicarão sua reputação como empregador e, assim, reduzirão seu contingente de talentos. Portanto, meu conselho é tratar os candidatos como se fossem os melhores clientes da organização”, explica Carmen.

Relações sociais no local do trabalho

Embora muitas pessoas assumam que encontrar o emprego certo, que se adapte à sua personalidade e habilidades, é a chave para uma vida profissional saudável, a análise do Indeed mostra que a saúde no trabalho é determinada em grande parte por nossas relações sociais no local de trabalho.

Indeed destaca a importância do contato humano para a atração de talentos

Carmen apresentou, durante o RH Week, que os funcionários que possuem uma relação amigável com o trabalho são 235% mais motivados a relatar que a missão da empresa faz com que eles sintam que seu trabalho é importante, 157% mais propensos a relatar que os colegas estão comprometidos com a qualidade e 63% mais predispostos a contar que receberam elogios ou reconhecimento por seu trabalho nos últimos sete dias.

Carmen Bryant apresentou também que 56% dos candidatos em todo o mundo consideram o quão bem a descrição do trabalho se encaixa em suas habilidades, qualificações e aspirações ao decidir se deve ou não se candidatar a um emprego e este é o fator número 1 para eles.

Segundo Carmen, o Indeed acredita que os empregadores devem seguir as 5 ideias de forma a contribuírem para uma melhor experiência do candidato:

  • Construir uma comunidade real nas empresas
  • Responder aos candidatos da mesma maneira que respondem aos clientes mais importantes
  • Recrutadores como defensores do talento
  • Maximizar a chance de conexão humana autêntica nos processos de recrutamento
  • Usar dados para otimizar implacavelmente a conexão humana

Indeed destaca a importância do contato humano para a atração de talentos

Mostrar interesse em candidatos

Além disso, o Indeed identificou em uma pesquisa global que a maioria dos candidatos (53%) leva em consideração o interesse da empresa em saber quem ele é e seus trabalhos anteriores. O estudo mostra que 41% dos interessados sentem a relação mais confiável com interlocutores sinceros.

Além disso, 37% consideram significativo que a organização forneça informações sobre a dinâmica da equipe e a cultura corporativa durante a entrevista. A primeira impressão de gerentes e colegas tem muita influência: mais da metade dos entrevistados até cancelariam um grande aumento salarial se os impedissem de trabalhar em um ambiente em que não se sentissem à vontade.

Sobre a pesquisa

A pesquisa global foi realizada on-line pela Decipher / FocusVision em nome do Indeed entre 13 de Fevereiro – 1 de Setembro 2017 e 11-12 de Janeiro 2018. Um total de 4002 candidatos a emprego e candidatos recém-contratados participaram, todos com dezoito anos ou mais.

Etiquetas

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios