A análise de dados está cada vez mais presente em diversos setores das empresas, e não poderia ser diferente no setor de RH. Os indicadores de RH são importantes ferramentas para a geração de dados e informações pertinentes, para que seja possível mensurar tanto o desempenho de equipes, quanto de processos. Os profissionais de RH atuam de diversas maneiras para que a empresa mantenha seu rumo.
Há diversos indicadores que podem ajudar o RH. O turnover é um dos principais indicadores que observa movimentos dos funcionários quanto às suas entradas e saídas para trabalhar na empresa. Esse indicador analisa quanto tempo os funcionários ficam em seus empregos. Se eles não ficam muito tempo, pode indicar insatisfação com suas posições.
Já o Headcount calcula se houve aumento ou diminuição no número de funcionários ao longo dos anos. Caso o número tenha diminuído, é preciso tomar decisões para que se inverta esse quadro. É preciso ter reformas administrativas para que se ganhe colaboradores.
Para sanar esse problema, o RH precisa traçar uma estratégia de retenção de talentos. O tempo médio na empresa também aponta para esse fator de permanência de colaboradores na empresa. É também função do RH fazer a divulgação de vagas de emprego. Assim, o RH não somente trabalha na aquisição de funcionários, mas também em como mantê-los. É preciso desenvolver metas para motivar os colaboradores.
Outro indicador importante é a avaliação de aprendizagem. Assim, o RH faz possível com que haja programas de capacitação e desenvolvimento dos colaboradores. Além de prepará-los para outras funções, também ajuda o profissional a se sentir mais valorizado e satisfeito com sua atuação na empresa. O RH então pode analisar se houve ganhos em performance.
O Retorno Sobre o Investimento (ROI) também é outro indicador fundamental para essa análise em termos de resultado. O valor é calculado substituindo o valor inicial do investimento do ganho obtido e, depois, dividindo pelo valor inicial do investimento vezes 100. Esses valores irão deixar mais clara a relação entre o investimento em desenvolvimento de pessoas e o retorno.
Além da performance interna, é preciso também analisar o índice de reclamação dos clientes para que se sanem problemas relacionados a um atendimento que não agrade. O treinamento de funcionários para lidar com clientes é fundamental para que se diminuam as reclamações. Há um cálculo exato que divide a quantidade de reclamações pela quantidade de clientes vezes 100. O resultado será o índice de reclamações.