O mundo está atravessando mudanças cada vez mais rápidas. Esse crescimento exponencial está criando uma transformação no mercado, o que acaba refletindo nas competências das equipes e fazendo com que seja necessário que o profissional entre em um processo de atualização permanente. Ainda que a taxa de desemprego tenha caído para 13,1% no último trimestre, conforme dados do IBGE, a Infosys, uma das líderes globais em consultoria e serviços digitais de última geração, acredita que a constante capacitação profissional seja a chave para retomar a qualidade dos serviços e melhorar a motivação dos colaboradores.
Uma pesquisa feita pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) apontou que 5 em cada 10 indústrias brasileiras enfrentam dificuldades para encontrar profissionais capacitados para vagas. Essa realidade tem incentivado mudanças dentro das empresas, que passaram a investir em programas de capacitação que visam a educação continuada (lifelong learning, no termo em inglês). É o caso das formações para SAP disponibilizadas pela Infosys. Segundo o diretor sênior da companhia, Paulo Sérgio Rodrigues, foram criadas trilhas relacionadas com os temas de atuação dos colaboradores da empresa, e que têm duração de cerca de três meses. A previsão é de que, em um ano, mais de 500 certificações já tenham sido obtidas.
“Tem sido uma mudança bastante recompensadora. Sentimos a cobrança do próprio mercado com relação a essas constantes atualizações, o que tem se mostrado muito efetivo, com relatos positivos dos nossos colaboradores. É uma oportunidade que precisa vir da empresa, mostrando a preocupação e o compromisso de manter seus serviços com a melhor eficiência possível e seus profissionais motivados para isso”, comenta o diretor.
De acordo com Rodrigues, um dos principais desafios é com relação ao gap de profissionais dentro das empresas, que têm muitas oportunidades em aberto, mas não encontram a pessoa suficientemente capacitada para a vaga. “Não há como simplesmente contratar um profissional acreditando que ele vá conseguir ter conhecimento de tudo. É fundamental compreender a necessidade de investir em um processo de qualificação constante que vai influenciar, também, a motivação e a qualidade das entregas dentro das equipes”, acrescenta.