O Movimento #2em2, maior campanha sem fins lucrativos de testagem de anticorpos contra o vírus da Covid-19 no Brasil, disponibilizou a compra em quantidade ilimitada para que instituições possam oferecer ao seu quadro de funcionários. A iniciativa é uma realização da Vitta, Cia. da Consulta, ONG Renovatio e Rappi, com o patrocínio da XP Inc., QR Consulting e Orbitae, e aconselhada por um board de especialistas formado por oito médicos. Neste formato, assim como no modelo destinado às pessoas físicas, a cada teste comprado, outro será doado para hospitais públicos e filantrópicos.
“Com o início da retomada das atividades, as empresas têm nos procurado para levar segurança aos seus colaboradores. Essa é uma tendência que visa preservar a saúde e é uma tentativa de minimizar a propagação do novo coronavírus”, afirma Victor Fiss, fundador e CEO da Cia. da Consulta. Anteriormente só era possível adquirir até cinco unidades por pessoa.
“Recebemos muitos questionamentos dos departamentos de RH sobre qual o teste mais indicado, então vimos a oportunidade de oferecer informação junto com uma solução fácil e segura aos empresários”, declara Tiago Barros, co-fundador da Vitta. Os exames oferecidos são do tipo Sorológicos, que detectam a presença de anticorpos e permitem identificar a resposta imunológica do organismo ao novo Coronavírus. A recomendação é de que ele seja realizado, em média, 10 dias depois do início dos sintomas.
Após a compra, é possível gerar vouchers e enviá-los aos funcionários para que eles agendem dia e horário no aplicativo Rappi. As coletas são realizadas pela equipe médica da Cia. da Consulta por meio do sistema drive-thru, no Shopping Iguatemi São Paulo. O valor individual permanece o mesmo: R$199,00.
“Acreditamos que, quanto mais pessoas forem testadas, mais segura será a volta à normalidade. A possibilidade de compra corporativa também terá um impacto importante nas doações, que é um dos nossos objetivos”, informa Sérgio Saraiva, presidente da Rappi Brasil.
Após a coleta, o paciente receberá um e-mail com número de protocolo e informações sobre o resultado. As companhias terão acesso aos resultados desde que o colaborador assine um Termo de Consentimento.
Com o intuito de alcançar o maior número de pessoas possível, o Movimento #2em2 tem o objetivo de abranger todas as classes sociais. Para isso a ONG Renovatio será responsável por organizar e distribuir os testes resultantes do match feito na hora da aquisição para hospitais públicos e filantrópicas.
Para Ralf Toenjes, as empresas devem pensar na segurança não só dos colaboradores, mas em todas as pessoas com quem eles têm contato: “Ampliar a testagem nesse momento de reabertura e volta à rotina de trabalho é fundamental para conter a propagação da Covid-19. Não se trata só de proteger quem está no ambiente profissional, mas também todos os envolvidos no processo de retomada das atividades. Quanto mais pessoas pudermos alcançar através da compra e das doações, melhor será o preparo dos órgãos de saúde para lidar com a pandemia”, reforça Ralf Toenjes, presidente da Renovatio.
Todo o processo de doação passará por uma verificação técnica de uma Big Four, com regulamento feito pelo escritório Mattos Filho, a fim de garantir transparência e legitimidade para o dinheiro arrecadado.