Ricardo Voltan, Investidor anjo, empreendedor, mentor e conselheiro de negócios
Começo esse artigo com uma pergunta que sempre faço aos empreendedores, e iniciantes na área, para os quais dou assessoria: O que, de fato, te faz empreender? Ao responder essa questão descobre-se o que, verdadeiramente, vai levar você a seguir em frente nessa jornada, tão dura e solitária, de empreender no Brasil. Vamos olhar juntos alguns dados sobre essa jornada:
● Pelo menos 25% das startups morrem com um tempo menor ou igual a um ano;
● Pelo menos 50% morrem com um tempo menor ou igual a quatro anos;
● Pelo menos 75% morrem com um tempo menor ou igual a treze anos;
- Somente pouco mais de 2% chega ao sucesso após 8 anos de operação;
O processo de criação de qualquer negócio vai submeter você a uma busca frenética e constante de soluções, que durante essa trilha, está concentrado exclusivamente no que poderá dar certo para viabilizar a ideia. Esse processo vai colocá-lo em muitas situações difíceis de vulnerabilidade e conflitos que vão desde a família, amigos e no trabalho e sua carreira.
Mas o que, de fato, te faz empreender? Como saber que você tem essas habilidades e competências, por onde começar?
Antes de tomar essa decisão “conheça a ti mesmo”. Ao conhecer suas competências e habilidades, saberá se tem a capacidade de empreender ou não. Esse, realmente, é o primeiro passo. Poucas pessoas nascem com o DNA empreendedor, não temos essa cultura implementada em nossa “educação” e isso não é um erro, somente um fato, e não excluiu você do universo das novas empresas na nova economia. Só vai dar mais trabalho.
Competências e Habilidades, como saber e qual o resultado dessa iniciativa?
Colocando numa coluna suas competências, e na outra suas habilidades, entenda bem o que uma representa cada uma das colunas, elas representam na sua carreira e vida. Seja sincero consigo mesmo e não fique justificando nada, não se deixe sabotar pelo,”acho que”. Ao alinhar essas informações vai conseguir concluir o quanto você é empreendedor ou não.
Chamo essa iniciativa de Movimento Bora Mudar, ao alinhar essas informações das competências e habilidades, descreva essa pessoa num único parágrafo, vai ficar surpreendido o que vai descobrir. Um dos pontos mais cruciais dessa iniciativa, ela tem que ser visceral, tem que querer demais.
As 4 dores do empreendedor e 6 sacadas para eliminá-las!
- Dor 1 – Falta de planejamento.
- Dor 2 – Dificuldade para delegar.
- Dor 3 – Medo de arriscar e crescer!
- Dor 4 – Resistência em reinvestir parte do lucro na empresa;
- Sacada 1 – Não arrumar uma desculpa para não fazer;
- Sacada 2 – Ter certeza que isso é visceral, que realmente te move a sobre todos os obstáculos;
- Sacada 3 – Ser inteligente, e entende que não é o que você acha nem, o que acredita, sim o que o mercado precisa e como ganhamos dinheiro;
- Sacada 4 – Ter a capacidade de pivotar;
- Sacada 5 – Ter a capacidade de desenvolver o pensamento racional e não emocional;
- Sacada 6 – É o que vai fazer você, todos os dias se motivar de verdade.
E agora, mudo ou não mudo?
Antes de tomar essa decisão é preciso refletir e pensar, o que você almeja como próximos passos?
- Quer continuar na empresa, seu ciclo não acabou!
- Já cansou, quer mudar de empresa?
- Hora de montar seu negócio próprio!
- Não vai perder essa oportunidade, vai para uma startup! (Aqui começará a sua jornada)
Uma boa mensagem que recebi de um grande mentor que adotei.
Potência para agir – se a vida é energia pura, viva com muita energia. A quantidade de energia que utilizamos para viver num determinado segundo, contempla a sua potência de agir. Viva a vida sempre na máxima potência, isso vai te fazer seguir em frente sempre.