Construir um ambiente corporativo mais inclusivo e diverso. Esse é um importante compromisso do principal portal de negócios e soluções, que tem a diversidade como um dos seus principais valores. Internamente, a Webmotors vem desenvolvendo uma série de ações de diversidade de gênero há mais de um ano para reconhecer o trabalho das mulheres, além de capacitá-las e empoderá-las de modo a romper barreiras que ainda existem no universo corporativo para promover maior participação feminina em posições de liderança, a exemplo do Programa de Liderança Feminina .
Realizado em parceria com o Instituto Geração Soul, o “Liderança Feminina” será dividido em dois segmentos: para as mulheres que são líderes e para as líderes potenciais. Para as atuais gestoras, o programa, que conta com 54 horas, abordará temas como autoconfiança, influência e desenvolvimento de equipes. Já para as colaboradoras que desejam ser líderes no futuro, será um programa mais enxuto, com 15 horas de duração, abrangendo os temas de autoconfiança e inclusão. Em ambos, serão trabalhadas questões que ajudam a fomentar o ambiente diverso no trabalho, como assertividade na tomada de decisões e fortalecimento de competências e habilidades. “Nosso objetivo é apoiar o desenvolvimento de mulheres para elas alcançarem posições de liderança na empresa. Nesse contexto, inclusive, estabelecemos a meta de ter, pelo menos, 40% da liderança feminina até o final desse ano”, afirma Cibele Carvalho Diniz, Head de RH da Webmotors.
Mas o caminho em direção à diversidade não é novidade na Webmotors e passa pela conscientização e mobilização de todos, sobretudo dos homens. Desde o ano passado, por exemplo, a empresa vem promovendo encontros chamados “Eles por Elas” entre os colaboradores homens para engajá-los em ações de combate ao machismo, a fim de tornar as ações de equidade de gênero mais efetivas. Ao agregar profissionais de diversas posições, desde analistas, coordenadores, gerentes e até o CEO, os encontros são mediados com apoio de um dos psicólogos do Programa Elas, focado na promoção da equidade entre gêneros.
“Nós aceleramos as iniciativas ano passado e não paramos mais. Não é uma questão discutida apenas no mês de março, pois temos feito ações efetivas que trabalham igualdade, representatividade e liderança feminina dentro e fora da empresa ao longo de todo o ano. Atualmente, quase metade do nosso quadro é composto por mulheres, mas estamos trabalhando para equilibrar mais esse quadro na liderança e essas ações têm nos ajudado”, ressalta a gerente de Comunicação e Marketing da Webmotors, Marcela Peres, que completa: “A empresa assumiu a responsabilidade de garantir a voz às mulheres e a equidade de gênero na alta liderança. Sabemos que as empresas mais diversas têm resultados melhores, mas esse não é o nosso objetivo central, pois estamos nos movimentando para quebrar paradigmas em nosso mercado por meio do desenvolvimento de novos comportamentos e pelo equilíbrio nas decisões a partir de novos pontos de vista.
“Dia Internacional da Mulher” o ano inteiro
A Webmotors intensificou mais ainda seu compromisso em fomentar a equidade de gêneros em março, conhecido como o Mês das Mulheres em função do Dia Internacional da Mulher (8 de março). A empresa realizou diferentes ações com seus colaboradores e parceiros sob o conceito “Elas Movem”. O start começou com o lançamento de um vídeo interno que homenageia o trabalho das mulheres da Webmotors. Depois, a empresa lançou mais dois vídeos com o foco nas mulheres que fazem parte do mercado automotivo. Um deles ( link ) mostra as colaboradoras que trabalham e movem a empresa e foi exibido na Webmotors TV, programa semanal da empresa na televisão; o outro ( link ) mostra mulheres que lideram companhias ou departamentos da indústria automotiva, entre lojistas e profissionais parceiros e foi exibido nas redes sociais e compartilhado com os lojistas.
Ainda em março, outras ações foram realizadas, como um café da manhã para divulgação do programa de Liderança e um painel para os colaboradores. O café da manhã foi remoto e exclusivo para as funcionárias que, em casa, receberam um voucher do iFood para pedir um café da manhã e dividir suas percepções sobre ser mulher no mercado de trabalho.
Já o painel “Mulheres, Carreira e Liderança” foi aberto para todos os colaboradores e contou com a participação de importantes executivas do mercado brasileiro em geral: Viviane Martins, CEO da Consultoria Falconi; Monica de Carvalho, Diretora de Negócios do Google; Amanda Graciano, Especialista em Transformação Digital; e a jornalista automotiva Sílvia Garcia. Entre os temas, estiveram a liderança sob a ótica das mulheres e o papel dos líderes para a construção de empresas mais plurais e com oportunidades para todos.
Já no site institucional da empresa ( link ) foi inaugurada uma sessão chamada “Elas Movem”, dedicada a mostrar o trabalho desenvolvido pelas mulheres ao longo da história da indústria automotiva, como a primeira mulher a dar a volta no mundo pilotando uma motocicleta. Além disso, é disponibilizado os materiais da campanha de empoderamento “Tinha que Ser Mulher”, que foi exibida em pontos de mídia out of home em 20 regiões do Brasil (Manaus, BH, POA, São Paulo, ABC, Barueri, Alphaville, Taboão da Serra, RJ, Niterói, Goiânia, Curitiba, Cuiabá, Brasília, Florianópolis, Guarulhos, Maceió, Recife, Salvador, Santo André) e em mais de 4,5 mil monitores de elevador.
“Na Webmotors, ressignificamos a expressão ‘Tinha que ser mulher’ em um movimento constante de quebra de paradigmas. À medida que as mulheres compartilham as suas experiências, buscamos inspirar umas às outras para acelerar o nosso desenvolvimento e promover um ambiente equitativo, abrindo espaço para promover a maior representatividade feminina na alta liderança da companhia”, conclui Marcela.