Alessandra da Costa Morrison é diretora de Gestão de Pessoas e Organização da Cia. Hering, empresa com 7 mil colaboradores
Formada em Administração de Empresas pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP) e com MBA pela École des Hautes Études Commerciales (HEC), de Paris, Alessandra acumula mais de 20 anos de experiência na área de Recursos Humanos. Ao longo desse período, passou por grandes empresas como Natura, Credicard, Grupo Pão de Açúcar, Deutsche Bank e Johnson & Johnson, quando teve a oportunidade de atuar na Europa, Estados Unidos e outros países da América Latina.
Na Cia. Hering, Alessandra é responsável pela parceria com as áreas de negócio garantindo os capabilities necessários para a evolução da Cia., a evolução da Cultura e do Modelo Organizacional e o engajamento das pessoas com a organização. A executiva foi eleita a Profissional de RH do Ano – setor Têxtil pela Revista Você RH em 2014 e 2015. Conheça agora o estilo de liderança em RH de Alessandra da Costa Morrison:
MUNDO RH – Quais foram os seus desafios e conquistas desde que assumiu a área de RH na da Cia. Hering?
ALESSANDRA DA COSTA MORRISON – Houveram desafios de várias naturezas: a primeira delas foi estruturar a diretoria com estratégias a serviços do negócio e processos alinhados às práticas de negócio. Começamos por estruturar a estratégia, processos e sistemas que sustentam o ciclo de gestão de pessoas: como atraímos, integramos, desenvolvemos, avaliamos e reconhecemos as pessoas. Assim com a criação do nosso GIP (gestão Integrada de Performance), do Xadrez de Gente (nosso mapeamento e desenvolvimento de sucessores), o Universo (nossa universidade corporativa), o projeto Valor (estratégia, processos e políticas de Remuneração). Atualmente temos todos os colaboradores administrativos com avaliação 360 e 9box, todos os colaboradores de loja com avaliação e estamos implementando este ano o processo para os colaboradores operacionais.
Outro desafio foi organizar uma agenda de parceria com as áreas internas para que pudéssemos contribuir na construção do nosso futuro. Contribuímos para a construção de um propósito e proposta de valor para a Companhia, na tradução do Planejamento Estratégico em projetos e indicadores, refletidos nas performances individuais. Também evoluímos o modelo organizacional, de uma organização funcional, para gestão de marcas garantindo P&L accountability por marca.
Temos atuado fortemente em viabilizar as competências que precisamos para o futuro da organização através do desenvolvimento de times e indivíduos para que a Cia. Hering possa estar pronta para os próximos 136 anos!
MUNDO RH – De que forma o tema “Inovação” e tratado pelo RH da Cia. Hering?
ALESSANDRA DA COSTA MORRISON – A inovação é central em tudo que fazemos. Uma Cia. com 136 anos se reinventou muito ao longo dos anos de várias formas: produto, modelo de negócios, engajamento do consumidor, etc.
Nosso modelo de negócios é único no mercado e nos possibilita uma grande vantagem competitiva. Atuamos em um modelo em rede com uma relação interdependente com nossos stakeholders, viabilizando trocas e evoluções constantes, seja no supply, em que contamos com 2.000 fornecedores e 500 confecções que nos prestam serviço, assim como em Marcas em que atuamos com milhares de consumidores, ou nos nossos canais de distribuição em que temos 18.000 parceiros multimarcas, 400 representantes, 300 franqueados que administram 750 lojas e ainda 83 lojas próprias, além de nossos 7000 colaboradores em 13 unidades pelo Brasil.
Nosso processo de desenvolvimento de produto visa uma evolução constante, seja em novas tecnologias de malhas ou tecidos, perseguida pela nossa área de P&D, ou em capturar tendências no nosso design que reflitam o espírito do tempo. Lançamos seis coleções por ano em cada uma de nossas 5 marcas, nos levando a estar continuamente nos desafiando a surpreender nossos consumidores.
MUNDO RH – Como a sua gestão busca dar um novo sentido à vida dos profissional que atuam na organização?
ALESSANDRA DA COSTA MORRISON – Primeiramente garantindo um alinhamento de propósitos entre colaboradores e organização. Como organização nosso propósito é o de vestir a vida desta grande rede que nos conecta e buscamos pessoas que se motivem por este propósito e que possam encontrar aqui um ambiente e condições para que possam se desenvolver. Cada vez que escuto as lindas histórias de membros da nossa rede, acredito que estamos cada vez mais próximos desta ambição.
MUNDO RH – Qual é importância dos gestores cada vez mais estarem alinhados com a área de RH para transmitir com clareza a estratégia de negócios e valores às suas equipes?
ALESSANDRA DA COSTA MORRISON – Não acredito em áreas, mas papéis exercidos dentro da organização cuidando de perspectivas diferentes em busca de um propósito maior. Assim, estamos todas as áreas, processos, pessoas e resultados a serviço do proposito, quanto melhor atuarmos juntos, todos se beneficiam.
MUNDO RH – De que forma o RH busca gerar novas oportunidades às pessoas que chegam para trabalhar na organização?
ALESSANDRA DA COSTA MORRISON – Nosso primeiro movimento na integração é mostrar o mundo de oportunidades dentro da Cia. que tem indústria, gestão de marcas e varejo, uma oportunidade incrível de desenvolvimento. Criamos um jogo, que chamamos de diálogo ilustrado para dar visibilidade do nosso modelo de negócios e áreas diversas para que as pessoas possam começar a despertar interesses. Pelo nosso processo de avaliação, o GIP, as pessoas recebem feedback e dividem com seus gestores seus interesses de carreira, que são registrados no Plano de desenvolvimento e as pessoas devem ficar atentas as oportunidades que são divulgadas pela intranet e se candidatarem para oportunidades alinhadas aos seus interesses de carreira. Atualmente nosso aproveitamento interno é de 58%.
MUNDO RH – Destaque um case de sucesso implementado pelo RH em sua gestão?
ALESSANDRA DA COSTA MORRISON – Vou destacar a implementação de nosso processo de Gestão Integrada de Performance (GIP), que está em seu 4º Ciclo. Ele nos permitiu como organização a ter visibilidade de nossos talentos, a entender como as nossas pessoas estavam com relação ao nosso modelo de competências e avaliar necessidades de desenvolvimento corporativos, assim como nossas fortalezas. Também a ter critérios claros para ações meritocráticas e definição de prioridade de investimento em desenvolvimento. Do ponto de vista do colaborador, viabilizou uma clareza de como o colaborador é visto pela Rede através de um feedback 360º e a formalização de seus interesses de carreira e plano de desenvolvimento. Hoje temos 1.400 colaboradores neste processo completo, e 800 colaboradores de loja própria em um processo simplificado.
MUNDO RH – Como a sua área de RH é preparada para encontrar no mercado as melhores soluções de produtos e serviços para recursos humanos?
ALESSANDRA DA COSTA MORRISON – Nós estamos continuamente participando de programas, grupos de discussão, e conversas com pares e parceiros para identificar soluções e produtos que possam nos auxiliar a partir da estratégia desenhada para a Cia. e para a nossa área de Gestão de Pessoas.
MUNDO RH – O que representa para você trabalhar na área de gestão de pessoas na Cia. Hering?
ALESSANDRA DA COSTA MORRISON – A possibilidade de construir uma grande história. É uma empresa ética, longeva, que impacta a vida de muitas pessoas através de sua rede de negócios e tem um propósito nobre ao qual eu me conecto. Vejo muito potencial e tenho muito autonomia e apoio para atuar. Me sinto muito orgulhosa e agradecida por esta oportunidade.
MUNDO RH – Qual é o seu sonho na organização?
ALESSANDRA DA COSTA MORRISON – Meu sonho é contribuir para a construção do nosso próximo ciclo de crescimento, para que seja tão bom quanto o último em que crescemos 5 vezes em 7 anos!