Muitos fatores contribuem para uma cultura de trabalho que atrai e retém os funcionários certos. Em quase todos os setores, muitos colaboradores passaram a procurar por um ambiente encorajador, com oportunidades de avanço e espaço para aprendizado e crescimento profissional. O desenvolvimento contínuo assumiu um papel de elemento-chave na estratégia de qualquer organização que visa o engajamento de seus trabalhadores e o avanço de seus negócios. No entanto, para muitas organizações, que enfrentam prioridades concorrentes e orçamentos reduzidos, fornecer treinamento não essencial acaba ficando em segundo plano.
Ao longo do tempo, foi possível notarmos como o incentivo ao desenvolvimento de habilidades aumentou a confiança dos funcionários e contribuiu para um ambiente de trabalho mais inovador, ágil e colaborativo. Desde o aproveitamento do conhecimento dos trabalhadores mais experientes para treinar novos membros da equipe, até a hospedagem de cursos on-line e presenciais e a introdução de oportunidades de aprendizagem baseadas em jogos, há muitas maneiras de atingir seus objetivos de negócios por essa via. Assim, ao pensarmos na construção desta cultura, podemos incluir várias formas de engajamento de colaboradores, como treinamento, inspiração formal e informal, afirmação de valor da experiência prática, encorajamento da experimentação e ênfase na importância de obter certificações do setor.
À medida que mais organizações adotam a nuvem, desconsiderar o desenvolvimento de habilidades dos colaboradores deixou de ser uma opção. Simplesmente não há profissionais suficientes com habilidades em cloud no mercado e tornou-se cada vez mais necessário que empresas tenham a intenção de investir e nutrir uma cultura que coloque o aprendizado sobre nuvem como prioridade, para assim atrair e reter talentos de alta qualidade. Além disso, conforme as novas formas de trabalho se tornam a norma em nosso mundo pós-pandemia, é mais importante do que nunca reavaliar como sua organização prioriza o desenvolvimento de seus funcionários.
Algumas estratégias para implementar a cultura de desenvolvimento de habilidades, com o intuito de aproveitar ao máximo o investimento em nuvem de sua organização, podem ser adotadas. Institucionalizar uma cultura de habilidades, incorporando o desenvolvimento dos funcionários às metas anuais da empresa; focar no futuro, pensando além das equipes, com o objetivo de solidificar o conhecimento e as competências na nuvem de que a organização precisa; e reconhecer os profissionais qualificados em sua organização, incentivando-os a atuar como mentores, são algumas medidas para o dia a dia que podem resultar em práticas cada vez mais positivas.
Além disso, incentivar a dedicação de tempo ao desenvolvimento de habilidades, criar aprendizagem estilo sprint, incorporar conexão de mesmo nível e atuar com reconhecimento e recompensa, incluindo oportunidades de avanço, como uma liderança em um novo projeto ou gerenciamento de funcionários, por exemplo, são mais algumas formas essenciais de como impulsionar de maneira saudável essa cultura no meio corporativo. Certificar-se de que este desenvolvimento faça parte dos check-ins regulares de seus gerentes, a fim de propiciar um diálogo bidirecional sobre os marcos de habilidades em andamento, imprescindíveis nessa trajetória, também se torna necessário.
Construir uma cultura de desenvolvimento de habilidades pode ajudar você a atrair e reter talentos valiosos, manter os funcionários mais engajados e inovadores no trabalho e ainda aumentar a prosperidade de seus negócios. Com um pouco de criatividade e muito entusiasmo, é possível obter enormes benefícios organizacionais ao cultivar uma cultura de desenvolvimento contínuo de habilidades.
Scott Barneson é Diretor de Produtos de Aprendizado da AWS Training and Certification.