A pandemia da Covid-19 chamou atenção dos empreendedores e líderes para a necessidade de um olhar mais consciente dentro das empresas. Esse movimento fez com que muitos gestores procurassem se capacitar para colocar em prática princípios do capitalismo consciente. Para auxiliá-los nessa caminhada, o Instituto Capitalismo Consciente Brasil (ICCB) acaba de lançar o Soluções Corporativas: um programa de fomento a boas práticas direcionada a grupos de executivos, com conteúdo feito especificamente para cada empresa. A novidade permite que qualquer empresa, independente de ser associada ao ICCB, possa contratar o treinamento.
A expectativa é que o novo programa impacte 500 líderes até o final de 2021. “O Instituto está muito orientado para educação, com mote da ampliação da consciência das lideranças para que elas, por sua vez, tenham ciência do impacto de suas ações. Por isso, disponibilizamos uma célula educacional, o CC Academy, que traz além da certificação em Capitalismo Consciente, produtos e soluções corporativas para grandes grupos de liderança. Essa é uma iniciativa inédita e estamos muito felizes pela procura, pois confirma o crescente interesse das empresas em adotarem práticas humanizadas e mudar o jeito de fazer negócios no Brasil”, afirma Graziela Merlina, diretora de educação do ICCB.
O interesse em aprender mais sobre o movimento e boas práticas atingiu outras esferas e atualmente o Senac e o Ibmec SP, em parceria com o ICCB, também incluíram Capitalismo Consciente entre suas matérias para alunos de graduação. Desde 2019, por exemplo, alunos do primeiro ano de administração e economia do Ibmec SP participam de aulas que apresentam o conceito de Capitalismo Consciente.
Segundo Hugo Bethlem, chairman do ICCB, o momento é ideal para entregar ao mercado ferramentas que possam aprofundar os conceitos e instrumentalizar profissionais para multiplicar de forma oficial o posicionamento do Capitalismo Consciente como movimento.