Mesmo com a crise econômica, alguns setores da economia retomaram suas atividades e algumas empresas, na contra mão da crise, continuaram seus processos seletivos. Segundo dados da Talenses, coletados em março deste ano, no início da pandemia, 42,9% das empresas prosseguiram com os eventos de integração de forma on-line, integral ou parcial. Para acolher os novos profissionais, muitas organizações permaneceram com eventos de integração, sobretudo nesse momento de distanciamento social, pois muitos colaboradores precisaram se adaptar ao regime de home office.
Os processos de onboarding (tradução em inglês para integração), em geral são organizados por equipes de treinamento especializadas, que apresentam as normas e políticas da empresa, e contam com a participação dos gestores, que trazem para os novos contratados as demandas e diferenciais de cada departamento.
“Reduzimos a carga horária da integração para não ficar muito cansativa já que está sendo realizada no ambiente on-line. Antes, os encontros duravam todo o expediente. Agora, fazemos apenas em meio período, mas ainda sim buscamos garantir a proximidade com as pessoas, para que se sintam parte da equipe em todos os momentos”, explica Renato Zacharias, diretor da RB, empresa especializada em gestão de benefícios.
Para avaliar a qualidade do evento e saber se será necessário aplicar algumas mudanças, as pesquisas de satisfação para os participantes são essenciais. “O feedback dos novos colaboradores é muito importante para a companhia avaliar quais pontos devem ser melhorados e até mesmo apontar novas oportunidades. Nele, são avaliados os gestores, os departamentos e o acolhimento da empresa, aponta Zacharias.
Para garantir o entrosamento no trabalho remoto, é necessário que o setor de RH monitore o trabalho dos colaboradores e verifique como está a inserção dos novos contratados em seus respectivos departamentos. “Após um mês da integração, a equipe de treinamento entra em contato com o colaborador para verificar como ele está se saindo. Se está com alguma dúvida sobre o trabalho e como está o relacionamento com os gestores”, comenta Renato.
Além disso, as empresas também precisam apostar na integração entre os setores. Nesse momento, é acionado o departamento de qualidade, que possui um canal aberto para receber demandas de toda a empresa. “Quando mantemos uma proximidade com os departamentos podemos identificar necessidades específicas e propor treinamentos que os auxiliem. Essas atividades podem ser tanto com apenas um departamento quanto unindo toda a equipe. Claro que cada setor tem suas necessidades, mas em uma empresa todos precisam trabalhar juntos para que o resultado final apareça e é por isso que a integração e os treinamento são tão essenciais na rotina”, finaliza Zacharias.