A pandemia desafiou todos os setores a buscar soluções novas para uma crise nunca antes vivida, o que está revolucionando o mundo corporativo em todas as suas áreas. Uma delas, em especial, é o RH, que de uma hora para outra precisou recrutar, selecionar e contratar de forma 100% online.
Quem não usava ferramentas digitais e inteligência artificial foi obrigado a correr atrás do prejuízo, e correr mesmo. Quem já fazia uso desses recursos, como a AeC, aprimorou seus processos e inaugurou uma nova maneira de se relacionar com os candidatos, mudando radicalmente para melhor a vida daqueles que aspiravam um lugar na empresa.
No caso da AeC, a crise reforçou a importância estratégica de um processo que já vinha de três anos e envolveu mais de cinquenta pessoas, aplicação de vinte mil questionários, quinze milhões de dados treinados em mais de setenta modelos matemáticos. Tudo isso para buscar um algoritmo capaz de solucionar o desafio de construir uma ferramenta que possibilitasse a seleção do candidato em sua própria casa, sem fila, sem espera, com respeito e com a flexibilidade, atributos que a nova geração tanto valoriza.
Assim, bem antes da pandemia, surgiu o RHight, que tornou mais rápido e eficiente o processo de recrutamento, seleção e contratação de funcionários. Quando a crise chegou, as contratações de atendentes pela empresa já eram 100% feitas pela nova plataforma.
Por meio de inteligência artificial e recursos de machine learning, a ferramenta agiliza a duração dos processos de admissão e reduz os custos de contratação, além de auxiliar na identificação de profissionais com um perfil sob medida para o cargo e a função que será exercida.
Passados quase três anos do início do projeto e mais de cinco retreinos no modelo, a empresa tem hoje mais de 80% de assertividade nas contratações. Tudo feito na segurança da casa do candidato. Nos últimos quatro meses, quando o distanciamento social é a maior arma para vencer o vírus, a AeC já selecionou mais de mil novos colaboradores através da ferramenta. Garantiu, assim, conforto e segurança para seus colaboradores, uma conquista para a empresa que tem como princípio fazer a diferença na vida das pessoas.
Warney Araújo é Diretor de Pessoas da AeC, empresa de contact center