Empresas precisam ouvir: 17% dos brasileiros temem perder o emprego para a IA, revela estudo.
A ascensão da Inteligência Artificial (IA) no ambiente corporativo está moldando novas preocupações e comportamentos — especialmente entre trabalhadores atentos às transformações do mercado. De acordo com um levantamento da NordVPN, 17% da população brasileira teme perder o emprego para a IA, enquanto 27% acreditam que a tecnologia está avançando rápido demais.
Para os profissionais de Recursos Humanos, os dados acendem um alerta: a transformação digital, embora repleta de oportunidades, também traz inseguranças que impactam a experiência dos colaboradores e as estratégias de atração, retenção e desenvolvimento de talentos.
Além do medo da substituição, a pesquisa mostrou que 35% dos brasileiros estão buscando se educar sobre IA para se preparar melhor para o futuro do trabalho — uma tendência que reforça a importância de programas de upskilling e reskilling nas empresas. Outros 24% já utilizam regularmente chatbots de IA tanto no tempo livre quanto no ambiente profissional, enquanto 13% usam essas ferramentas para apoio educacional e 23% recorrem à IA generativa para criação de imagens.
Apesar da crescente adoção, a confiança ainda é um desafio: 27% dos entrevistados evitam compartilhar dados sensíveis com sistemas de IA, e 4% afirmaram já ter sido vítimas de golpes envolvendo a tecnologia. Além disso, 21% dos brasileiros demonstraram frustração com o uso de chatbots no atendimento ao cliente, um dado importante para empresas que automatizam serviços e precisam garantir uma boa experiência ao consumidor e ao colaborador interno.
Comparado a outros países, o Brasil se destaca pela alta frequência de uso da IA. Entre os brasileiros que usam a tecnologia semanalmente, 42% o fazem para assistência no tempo livre, enquanto 47% recorrem a ferramentas de IA no ambiente corporativo — índices superiores aos registrados na Alemanha, Itália e Japão.
O estudo também apontou que a Geração Z — geralmente associada à inovação — busca menos informação sobre IA do que os Boomers: apenas 27% dos jovens pesquisam sobre o tema, contra 47% dos profissionais mais experientes. Outro recorte interessante para os RHs é que profissionais em cargos de liderança têm maior propensão a utilizar chatbots no tempo livre (32%) em comparação com outros grupos (20%).
Para as empresas, o recado é claro: é preciso investir em capacitação digital, criar ambientes de trabalho que integrem tecnologia com segurança e transparência e desenvolver políticas de gestão de mudanças que considerem os impactos emocionais e comportamentais da revolução da IA no dia a dia dos colaboradores.
“O crescimento do uso da inteligência artificial no Brasil é impressionante e reflete uma tendência global de digitalização acelerada. No entanto, a pesquisa mostra que segurança e privacidade ainda são preocupações relevantes. Empresas e governos precisam colaborar para garantir que o avanço tecnológico seja acompanhado pela proteção de dados pessoais”, afirma Madu Melo, Country Manager Brasil da NordVPN.
Em um cenário onde a inovação caminha lado a lado com a responsabilidade, o papel do RH é, mais do que nunca, ser o elo entre tecnologia e pessoas.