Por Guilherme Rosa, Gerente de Remunerações e Benefícios na Blu
A interação da empresa com seus colaboradores é uma das partes mais importantes no processo de crescimento institucional. Com a pandemia, muitas companhias se tornaram 100% remotas, o que deixou o processo de integração de times e alinhamento organizacional, no mínimo, desafiador. Agora, avançamos dois anos, quase três, e muitos funcionários que já poderiam estar adaptados, bem como as culturas já deveriam ter se consolidado, estão enfrentando dores completamente novas. E o que fica cada vez mais claro é que: entender o momento dos trabalhadores é fundamental para construir times sólidos e, principalmente, concretizá-los.
Pesquisas mostram que, ao mesmo tempo em que as empresas sentem a falta de mão-de-obra qualificada, principalmente no setor de tecnologia, as pessoas procuram empregos nos quais a cultura organizacional seja mais alinhada com seus princípios. Trabalhos de fachada, que prometem o mundo, mas na prática não entregam, já não funcionam mais. As pessoas entenderam que o importante, de verdade, é estar em um lugar que preza pelos mesmos valores. Por isso, hoje, mais do que nunca, estar sempre em linha com práticas de mercado, contribuindo para a atração de seus talentos, é parte fundamental do processo de contratação e retenção de profissionais.
Para reverter essa situação, é importante que a empresa, tanto RH, como as lideranças, estejam alinhadas. Já que o alinhamento é vital para que todas as áreas cheguem ao mesmo objetivo, respeitando as individualidades de cada um, mas trazendo conceitos básicos que sejam comuns a todos e que devem ser levados em consideração. Quando falo em “conceitos” de uma empresa, estou falando de “propósito”. Somente empresas com um propósito definido e plenamente aplicado, são capazes de oferecer aos seus colaboradores um ambiente humanizado, com potencial de criar uma identificação e incentivar talentos de cargos chave a longo prazo.
Outro ponto fundamental quando falamos em motivar pessoas é ter um espaço aberto para conversas e discussões. Ninguém gosta de não ser ouvido ou visto como apenas mais um, então, torná-los verdadeiramente parte da empresa, valorizando suas opiniões e posicionamentos, pode ser crucial para que esses profissionais escolham ficar e construir uma carreira sólida. Ou seja, o primeiro obstáculo é atrair esse colaborador para a corporação e, investir em soluções de conforto, metas e desafios é o próximo passo para cativá-lo.
Vemos aqui, na empresa onde atuo, que a horizontalidade da estrutura hierárquica proporciona proximidade e integração entre setores e times, favorecendo trocas de conhecimento e facilidade nas criações de produtos e soluções de problemas. Outros fatores de atração de novos talentos são as oportunidades de crescimento delineados e o fato dos colaboradores terem a oportunidade de trabalhar com tecnologias interessantes e estimulantes.
Quando se pensa em futuro, vemos como uma tendência mundial natural a incorporação de novas tecnologias na qualidade das soluções, hoje realizadas com uma forte carga operacional humana. Por outro lado, percebe-se que neste mesmo futuro, haverá, também, como oportunidade, o desenvolvimento de competências de análise estratégica, por exemplo e de muitos novos cargos, que hoje desconhecemos e que serão fundamentais para esse novo mundo.
Por isso, se você ainda não investe em uma mudança na cultura de gestão de sua empresa, está na hora de rever seus conceitos: é preciso parar, analisar seus esforços para oferecer um ambiente propício para o aprendizado de acordo com as capacidades e limitações de cada um. Lideranças e equipes, novamente, precisam estar alinhadas, estimuladas e capacitadas para fazer a roda girar, além de possuir ferramentas que os ajudem a entender a qualidade de seus resultados e os pontos necessários para melhorar. Pensando em um cenário de médio ou longo prazo, investir em colaboradores é o que concretiza empresas boas em excelentes.