Um levantamento do LinkedIn Learning revelou que 94% dos colaboradores permaneceriam em uma companhia por mais tempo se ela investisse em seu desenvolvimento profissional.
Jandir Dalberto – Empresário e sócio da rede de restaurantes Di Paolo
A dificuldade em contratar é um dos grandes desafios de quem empreende no Brasil. Muitos setores, como o de food service, também enfrentam a alta rotatividade de funcionários, o que aumenta os custos e o tempo dos processos de recrutamento e seleção. Dados recentes da Associação Nacional de Restaurantes (ANR) estimam que o segmento tem uma taxa de turnover que chega a 74,3%.
Esse número revela um ciclo oneroso para as empresas, que precisam encontrar caminhos e novas práticas para gestão de talentos. A trajetória de 30 anos neste mercado me mostrou que investir em qualificação e formação pode ajudar a reduzir as taxas de rotatividade. Essa experiência é reforçada por pesquisas que destacam a importância do poder do investimento em pessoas também na hora de atrair talentos.
Um levantamento do LinkedIn Learning revelou que 94% dos colaboradores permaneceriam em uma companhia por mais tempo se ela investisse em seu desenvolvimento profissional. O estudo também revelou que 79% dos funcionários consideram que a oportunidade de aprender novas habilidades é um fator determinante na hora de aceitar uma oferta de emprego.
Esse processo contínuo não pode ser subestimado em nenhum negócio. No Di Paolo, optamos por oferecer oportunidades claras de avanço profissional para todos os nossos colaboradores, além de uma plataforma de desenvolvimento corporativo. Nesse espaço, buscamos aprimorar habilidades e preparar nossos quadros para os desafios de um mercado em constante mudança e que exige um alto padrão de qualidade.
O foco na formação interna é também estratégico. Todos os nossos cargos gerenciais são ocupados por pessoas que começaram suas carreiras conosco. Esse modelo de promoção interna cria um ambiente de confiança e motivação para a equipe, pois cada integrante visualiza um caminho claro para o progresso. E, ao mesmo tempo, reduz custos com o processo de contratação de novos funcionários.
Quem é empresário ou executivo tem a constante preocupação com a gestão. Mas, acima de tudo, deve estar comprometido em construir um futuro onde as pessoas se sintam valorizadas — e tenham em mãos as ferramentas necessárias para alcançar seu pleno potencial. O mercado pode mudar muito, mas algo é imutável: todo o sucesso depende de gente.