Despesa com seguro saúde representa entre 15% e 20% dos custos das empresas
Empresas brasileiras gastam cada vez mais com o seguro saúde de seus funcionários. De acordo com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), esses custos representam entre 15% e 20% das despesas, perdendo apenas para a folha de pagamento. Nesse cenário, muitos empregadores buscam alternativas para diminuir as contas e melhorar a qualidade de vida dos colaboradores.
De acordo com o Ministério da Saúde, a atenção primária nas empresas, responsável por integrar ações preventivas e curativas para indivíduos ou comunidades, pode resolver aproximadamente 80% dos problemas de saúde da população. Pensando nisso, as corporações estão adotando estratégias que incluem benefícios corporativos para os funcionários.
Algumas startups estão atentas a essas necessidades e às mudanças de hábitos da população e, por isso, desenvolveram benefícios específicos, como é o caso da Hisnëk, um clube de assinatura de lanches saudáveis. Fundada em 2014 pela economista Carolina Dassie, a empresa oferece produtos selecionados pela equipe de nutrição a um custo inferior ao do mercado, entregues diretamente no escritório, e os assinantes contam ainda com orientação nutricional online pelo site da startup.
Cada empresa paga um subsídio por colaborador, permitindo que os funcionários assinem as caixas com desconto. O box principal, com 22 itens – um para cada dia útil do mês –, cai de R$ 94,60 para aproximadamente R$ 66 no plano corporativo, atendendo também à demanda de 55% dos brasileiros que se preocupam com a qualidade das refeições que fazem no trabalho, segundo a Food Consulting.
“Nós acreditamos que, além de oferecer produtos selecionados, de qualidade e com a orientação de profissionais da área da saúde, é fundamental acessibilizar e democratizar a alimentação saudável para os brasileiros. Ou seja, é necessário apresentar itens a baixo custo e, assim, incentivar novos hábitos na população”, afirma a CEO da startup.
Para o Page Talent, grupo focado em recrutamento, 68% dos jovens nascidos a partir da década de 1990 são atraídos e valorizam empresas preocupadas em proporcionar qualidade de vida para seus colaboradores, sendo um gatilho importante para elevar o engajamento dos funcionários.
Para compor os boxes, os produtos devem seguir critérios da equipe de nutrição, como não conter gorduras trans ou hidrogenada e aditivos químicos, e ter a porcentagem de açúcar, sódio e gordura controlada. São quatro estilos oferecidos pela empresa: Kids, ideal para montar a lancheira das crianças; Free, para intolerantes à lactose e celíacos; Classic, que agrada todos os gostos; e a versão Mini, em quantidade reduzida.
A empresa ainda apresenta quatro modalidades no plano de assinatura: mensal, trimestral, semestral ou anual.