As soluções em nuvem chegaram para dar um salto na otimização e aceleração de processos como nunca antes visto. Perfeita para empresas que necessitam de várias integrações distintas, um dos segmentos de software com maior índice de crescimento neste mercado é o iPaaS, sigla em inglês para Plataforma de Integração como serviço.
Mas como funciona? O iPaaS é uma robusta solução disponível na nuvem, que é capaz de fazer a comunicação e a integração de dados entre diversos tipos de sistemas existentes em uma empresa, como gestão de backoffice, de relacionamento com o cliente, inteligência ou ainda de vendas ou atendimento, os famosos Chats e Chatbots, por exemplo.
Considerada essencial para a transformação e aceleração digital das companhias, o modelo de serviço viabiliza a criação de novos perfis de negócios que dependem de sistemas distintos. Além disso, é também uma ferramenta poderosa em ganhos de produtividade e eficiência operacional, abrindo um leque de possibilidades de integrações, como em APIs, Webservices, Bancos de Dados, Arquivos, entre outros.
Tendência global que movimenta bilhões
O mercado já observa o papel das Plataformas de Integração como serviço. Dados da consultoria Gartner preveem que até o próximo ano, o setor estará avaliado em US﹩ 4 bilhões no mundo, sendo US﹩ 500 milhões só na América Latina, com destaque para o Brasil.
“Antes, era muito mais complexo resolver problemas de integração. Eram necessários programadores para desenvolvê-las ou ainda soluções internas que demandavam tempo e estrutura próprios. Hoje, com a tecnologia que oferecemos, levamos soluções que simplificam o dia a dia das empresas e ajudamos para que possam focar na evolução, agindo como um parceiro estratégico”, afirma Diogo Lupinari, Co-founder e CEO da Wevo.
A segurança também é o forte do modelo de iPaaS. Com os dados centralizados, é possível garantir uma proteção maior pela diminuição das conexões de destinos, o que garante maior consistência para protocolos de segurança e melhor gerenciamento das informações.