O dispositivo ficou entre os três mais vendidos no mês de dezembro na Europa, na China urbana, no Japão, na Austrália e EUA
Os mais recentes estudos da KantarWorldpanelComTech a respeito do sistema operacional de smartphones revelam que, nos três meses terminados em dezembro de 2017, o iOS teve um aumento global de 0,7 pontos percentuais em penetração, chegando a 24,8% nos cinco principais mercados europeus – Grã Bretanha, Alemanha, França, Itália e Espanha – apesar da queda de 2,4 pontos na participação de mercado no Reino Unido. O bom desempenho na Espanha e na Alemanha, onde o iOS ocupa quase um quarto do mercado, também foi replicado na China, no Japão e na Austrália, graças ao desempenho dos três mais recentes aparelhos da Apple.
O iPhone X ficou entre os três dispositivos mais vendidos no mês de dezembro na Europa, na China urbana, no Japão, na Austrália e nos Estados Unidos. A fidelidade do iOS atingiu um novo nível nos EUA – dos proprietários de iPhone que mudaram de dispositivo, 96% compraram outro modelo da Apple – embora sua participação nas vendas tenha caído 0,5 pontos percentuais para 43,9% no país.
Mesmo com o forte desempenho do iOS na maioria dos mercados, as perdas do Android foram, em certa medida, amortecidas pela queda rápida do Windows, cuja participação agora é inferior a 1% em todos os mercados, exceto na Itália.
Dominic Sunnebo, Diretor Global da Kantar Worldpanel ComTech, afirma: “Os resultados completos do último trimestre do ano mostram que a decisão da Apple de lançar três aparelhos novos durante um período escalonado, incluindo o iPhone X, foi um acerto. Com a estrutura de lançamento existente da Apple, as expectativas seriam sempre que o modelo principal seria o dispositivo mais vendido nos principais mercados desenvolvidos, mas com o preço premium do iPhone X, o acesso da vida real entrou em jogo. Uma vez que em dezembro o iPhone X ficou entre os três dispositivos mais vendidos em todas as regiões-chave, principalmente na China urbana, onde era o modelo mais vendido, a estratégia de preços parece ter sido justificada”.
“Com toda a atenção focada na Apple, é fácil ignorar o desempenho da Samsung no último trimestre de 2017. Na Europa, a Samsung conquistou um desempenho muito forte, com a participação de vendas de seus smartphones aumentando em 2,2 pontos percentuais, atingindo 31,3%, crescendo à frente não apenas a Apple, mas também da Huawei, que tem desfrutado de um período prolongado de crescimento acelerado. Na Espanha, a marca local BQ está começando a sofrer por causa do lançamento oficial da Xiaomi, sua participação no mercado de vendas caiu 3,8 pontos percentuais, atingindo 8,5%, nos três meses até dezembro”.
“Nos Estados Unidos, o mercado de celulares continua a ser dominado pela Samsung e pela Apple, que atingiram uma participação combinada de 70,8% nos últimos três meses de 2017. No entanto, a Motorola e o Google conseguiram fazer algumas incursões, com 0,5 pontos percentuais e 1 ponto percentual, respectivamente, chegando a 5,6% e 2,8%. A Huawei, que sofreu um revés antes da CES 2018 depois que um acordo com um operador principal não se concretizou, manteve apenas 0,4% do mercado dos EUA.
O estudo completo pode ser acessado no link https://www.kantarworldpanel.com/global/smartphone-os-market-share/#intro.
Smartphone OS Sales Share (%) | |||||||||||
Germany | 3 m/e Dec ’16 | 3 m/e Dec ’17 | % pt. Change | USA | 3 m/e Dec ’16 | 3 m/e Dec ’17 | % pt. Change | ||||
Android | 75.9 | 74.8 | -1 | Android | 54.4 | 55.3 | 0.9 | ||||
iOS | 21.4 | 23.8 | 2.5 | iOS | 44.4 | 43.9 | -0.5 | ||||
Windows | 2.4 | 0.9 | -1.5 | Windows | 0.8 | 0.6 | -0.2 | ||||
Other | 0.3 | 0.4 | 0.1 | Other | 0.3 | 0.2 | -0.2 | ||||
GB | 3 m/e Dec ’16 | 3 m/e Dec ’17 | % pt. Change | China | 3 m/e Dec ’16 | 3 m/e Dec ’17 | % pt. Change | ||||
Android | 51.9 | 55.3 | 3.3 | Android | 81.3 | 71.2 | -10.1 | ||||
iOS | 46.5 | 44.2 | -2.4 | iOS | 18.5 | 28.6 | 10.1 | ||||
Windows | 1.5 | 0.2 | -1.3 | Windows | 0.1 | 0.1 | 0.0 | ||||
Other | 0.1 | 0.4 | 0.3 | Other | 0.1 | 0 | -0.1 | ||||
France | 3 m/e Dec ’16 | 3 m/e Dec ’17 | % pt. Change | Australia | 3 m/e Dec ’16 | 3 m/e Dec ’17 | % pt. Change | ||||
Android | 72.3 | 75.6 | 3.4 | Android | 52.3 | 53.1 | 0.8 | ||||
iOS | 24.3 | 23.9 | -0.4 | iOS | 44.9 | 46 | 1.2 | ||||
Windows | 3.3 | 0.2 | -3 | Windows | 1.9 | 0.4 | -1.4 | ||||
Other | 0.1 | 0.2 | 0.1 | Other | 0.9 | 0.5 | -0.5 | ||||
Italy | 3 m/e Dec ’16 | 3 m/e Dec ’17 | % pt. Change | Japan | 3 m/e Dec ’16 | 3 m/e Dec ’17 | % pt. Change | ||||
Android | 79.2 | 82.1 | 3 | Android | 44.8 | 44.8 | 0 | ||||
iOS | 16.5 | 15.9 | -0.7 | iOS | 54.7 | 55.2 | 0.5 | ||||
Windows | 3.9 | 1.9 | -2 | Windows | 0.2 | 0 | -0.2 | ||||
Other | 0.4 | 0.1 | -0.3 | Other | 0.3 | 0 | -0.3 | ||||
Spain | 3 m/e Dec ’16 | 3 m/e Dec ’17 | % pt. Change | EU5 | 3 m/e Dec ’16 | 3 m/e Dec ’17 | % pt. Change | ||||
Android | 87.2 | 87.1 | -0.1 | Android | 73.1 | 74.2 | 1.1 | ||||
iOS | 12.2 | 12.7 | 0.5 | iOS | 24.1 | 24.8 | 0.7 | ||||
Windows | 0.5 | 0 | -0.5 | Windows | 2.6 | 0.7 | -1.9 | ||||
Other | 0 | 0.1 | 0.1 | Other | 0.2 | 0.3 | 0 | ||||