Conheça as novas tendências!
Mais um fim de ano chegando e a história se repete: as pessoas entram numa correria que parece não ter fim. É tanta coisa pra olhar, organizar, planejar, comprar e fazer que às vezes parece que a gente não vai dar conta. Com as empresas, não é diferente. Todo fim de ano é sempre aquela loucura de planejar, rever estratégias, fazer inúmeras reuniões e deixar tudo organizado para o ano que está por vir.
E todo fim de ano tem o Natal, a melhor data comemorativa e a mais importante para milhões de empresas que aguardam ansiosas pelo aumento de suas vendas. O Natal também é uma data muito aguardada pelos colaboradores de empresas, que trabalham o ano inteiro e esperam por reconhecimento.
De acordo com pesquisa realizada com mais de 1700 colaboradores, a Ticket Edenred, empresa pioneira em benefícios, constatou que 3 em cada 4 colaboradores têm expectativa de receber benefício corporativo de alimentação para as festas de fim de ano.
Isso representa cerca de 76% dos trabalhadores, que demonstram que essa iniciativa é bastante valorizada, pois “facilita o acesso a itens alimentícios típicos, que costumam ter um valor mais elevado”, afirma um dos diretores da Ticket.
Conhecendo e atuando nesse segmento há mais de 40 anos no Brasil, a Ticket vem estudando e acompanhando de perto uma tendência interessante em milhares de empresas brasileiras: a compra do presente de Natal com muita antecedência.
“Em julho, já tem RH comprando nossa principal solução, o Ticket Alimentação Natal”, afirma Vanessa, diretora comercial da Ticket.
Não esperar o último momento para se planejar é uma técnica que poupa a dor de cabeça de ter mais uma coisa pra resolver num período em que já está todo mundo atarefado.
“O Natal nunca muda de data. Por que esperar a loucura do fim do ano pra se programar?”, comenta Fabiana Nunes, gerente de RH da Copy, que fez em agosto a compra de todos os cartões do seu time de colaboradores.
Outra tendência que podemos observar nesse segmento é a preferência absoluta pelo cartão Natal e não mais por cestas de Natal, como se fazia antigamente. Uma realidade que, ao que tudo indica, é melhor para todo mundo, tanto para as empresas como para os colaboradores.
“Depois que as empresas se deram conta da praticidade e da economia, não fazia mais sentido comprar cestas de Natal”, comenta Sofia Araújo, do departamento de Marketing da Ticket.
Simplesmente acabaram as preocupações e os custos com logística de armazenamento e distribuição das cestas. Para o colaborador, o ganho também foi imenso: ele tem a liberdade de escolher os itens que preferir para a ceia e não corre o risco de ganhar algo que não gosta ou já tem em casa.
E você, RH? Já programou o presente de Natal do seu time?
Quem sabe assim a gente não consegue ter um fim de ano um pouco menos corrido…
A dica do Mundo RH é se planejar e tentar resolver com antecedência o tão esperado presente de Natal.