Segurança do trabalho

JBS investe R$ 300 milhões em segurança e bem-estar dos colaboradores

A JBS também monitora diariamente os principais indicadores de Segurança e Saúde, com análises periódicas de desempenho

A JBS, uma das líderes mundiais da indústria de alimentos, investiu em 2018 mais de R$ 300 milhões em Segurança e Bem-Estar dos colaboradores em escala global. O montante foi aplicado em melhorias estruturais, incluindo compra e modernização de equipamentos para ajudar a prevenir, reduzir, mitigar ou eliminar ocorrências.

A gestão da Saúde e Segurança da Companhia segue princípios de cada mercado onde atua e cada uma das operações possui equipes especializadas para tratar desses temas, além de contar com brigadas de emergência em cada uma de suas unidades. No Brasil, os profissionais são responsáveis por acompanhar a aplicação do Programa de Segurança, Saúde e Autogestão  (PSSAG), bem como atuar junto às lideranças, orientando o cumprimento das normas previstas no programa.

As equipes ainda fazem o mapeamento de riscos em projetos e estabelecem planos de melhoria, além de oferecer treinamentos legais e comportamentais voltados à segurança e saúde para todos os colaboradores da Companhia. Enquanto os recém-ingressados passam pela capacitação pela primeira vez, aqueles com mais tempo de empresa participam de cursos de reciclagem.

A JBS também monitora diariamente os principais indicadores de Segurança e Saúde, com análises periódicas de desempenho. Dessa forma, as decisões são tomadas rapidamente e com a máxima prioridade nos comitês de Segurança e Saúde corporativo e de cada uma de suas unidades.

Em comemoração ao Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, celebrado no mês de abril, os executivos da JBS no Brasil se reuniram com suas equipes para reforçar o papel de cada liderança e seus colaboradores no cumprimento das normas internas (previstas no PSSAG) e externas (NRs – Normas Regulamentares Brasileiras).

Nos encontros, foram debatidos diversos procedimentos referentes a cada uma das área de atuaçãos dos profissionais, além de reforçar a importância de se realizar diariamente o Diálogo Diário de Segurança (DDS), em que cada colaborador deve prezar pela segurança e pelo cuidado, tanto consigo próprio quanto com os demais colegas.

Conheça abaixo os princípios de Segurança e Saúde do Trabalho da JBS:

  • Motivar, conscientizar, desenvolver, treinar e qualificar os colaboradores, tornando-os responsáveis por assegurar e promover um ambiente de trabalho saudável e seguro;
  • Agir na antecipação e prevenção de ocorrências de acidentes, entendendo que todo acidente pode ser evitado;
  • Buscar a melhoria contínua em processos, máquinas e equipamentos, promovendo ações de controle para eliminar ou minimizar a ocorrência de incidentes;
  • Assegurar o cumprimento de requisitos legais, Programa de Segurança e Saúde de Autogestão e outros quesitos aplicáveis à segurança e saúde;

Construir e disseminar a cultura de Segurança e Saúde como valor, por meio da liderança pelo exemplo, responsabilidade individual e vigilância compartilhada

Etiquetas

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios