Iniciativa busca formar jovens para atuarem como instaladores de sistema eletrônico e segurança
Com 13 anos de atuação no Rio de Janeiro, o programa de educação profissional Galpão Aplauso – que já treinou mais de 11 mil jovens em situação de risco total – chega a São Paulo para um projeto-piloto em parceria com a Johnson Controls, empresa líder global em tecnologias diversificadas. A proposta, com início neste mês, tem como objetivo capacitar jovens para trabalhar no primeiro nível da indústria de serviços de segurança eletrônica.
Para o curso de instalador de Sistema Eletrônico de Segurança, 20 jovens entre 17 e 29 anos da região de Barueri foram escolhidos pelo Projeto por meio de um processo seletivo. Caracterizada por ser um importante polo de logística do país, a localidade está na 345ª posição no Ranking de Desenvolvimento Humano (IDH) entre os municípios do estado de São Paulo.
De acordo com o presidente da Johnson Controls no Brasil, Waldemar Scudeller Jr., o envolvimento com comunidades e iniciativas sociais é uma tradição da empresa. “Anualmente, nossos funcionários em todo o mundo contribuem com talento, recursos e tempo para fazer a diferença nas regiões em que a Johnson Controls opera”, diz. “Participar de um projeto educacional relevante como o Galpão Aplauso é um orgulho para nós. Estamos entusiasmados por dar oportunidades a esses jovens e consideramos a possibilidade de contratá-los ao final do curso”, destaca.
Os cursos do Galpão Aplauso são desenvolvidos em parceria com empresas e utilizam uma técnica própria, denominada ‘Método Galpão Aplauso de Educação para o Emprego (MGA)’, para o ensinamento. As aulas de instalação de sistema eletrônico de segurança serão divididas em quatro módulos: teoria elétrica e redes; controle de acesso; CFTV; e alarme de monitoramento. Todas elas serão lecionadas por profissionais da Johnson Controls com base nos conhecimentos e experiências profissionais dos colaboradores.
Além da parte técnica com os profissionais da multinacional, os alunos terão reforço e acompanhamento pedagógico nas áreas de português e matemática. Com duração de seis meses, o curso acontece de terça à quinta-feira das 13h às 18h na Fatec Barueri. “Esta parceria é de muita importância para nós, pois reforça a ideia de que a Fatec prepara o aluno para o mercado de trabalho. O aprendizado só faz sentido quando há empregabilidade” destaca Renata Giovanoni Di Mauro, diretora da faculdade. “Atualmente, 80% dos varejistas do mercado são clientes da Johnson Controls, garantindo espaço para esses jovens no mercado de trabalho”, completa Waldemar Scudeller Jr., presidente da multinacional no Brasil.
O trabalho tem como intuito criar uma ponte entre o universo desses jovens e a lógica do empregador e de suas necessidades. “A eficácia do nosso método pode ser mensurada por meio do nível de empregabilidade e, também, do incremento da produtividade das empresas, que aumenta em torno de 40%. Chegar a São Paulo agora é um passo estratégico na nossa história”, atesta a economista Ivonette Albuquerque, fundadora e presidente do Galpão Aplauso.