O cenário de diversidade nas empresas brasileiras apresenta melhoras, mas ainda traz diversos desafios
Wandreza Bayona , diretora executiva do Ser+
Muito se fala em diversidade, muitas empresas abrem vagas para mulheres, pessoas negras, grupo LGBTQ+ e pessoas com deficiência, mas a iniciativa tem que ir muito além das cotas e de seguir um movimento social que está em alta para ganhar notoriedade. Promover a diversidade é importante não só pela contribuição social, mas como estratégia organizacional e prioritariamente quando se trata de inclusão de fato.
O cenário de diversidade nas empresas Brasileiras apresenta melhoras, mas ainda traz diversos desafios. Segundo o IBGE, apesar da população preta ser 56% da população brasileira, apenas 10,2% representa a força de trabalho. Os dados ainda mostram que as pessoas brancas ganham 40,2% a mais por hora trabalhada do que as pretas. Percentual que cai ainda mais se falarmos do salário da mulher preta, que segundo a Associação Pacto de Promoção de Equidade Racial, equivale a 46% do ganho do homem branco. Esses números alertam ainda mais para a necessidade das empresas promoveram uma cultura organizacional mais inclusiva.
Promover a diversidade dentro das empresas é importante pois temos um panorama brasileiro onde muitas vezes as empresas acabam empregando sempre o mesmo perfil. A verdade é que o valor compartilhado aumenta quando temos, nos times, pessoas diversas, com realidades e bagagens diferentes que agregam ao negócio, isso vai muito além do processo de imagem institucional, isso faz parte do crescimento, do engajamento e da estratégia de negócios.
Então, você empresário, já parou pensar que a diversidade faz parte do seu negócio? Será que você está encarando desta forma, ou está contratando só porque está na moda ou por querer associar o termo ESG a imagem da sua empresa? Vivermos e termos um mundo diverso e inclusivo em nossos ambientes só tem a agregar e vai muito além de qualquer processo de marca, e sim de visão de futuro, humanidade e igualdade.
Além de contribuir para um DNA plural, a diversidade é uma ferramenta de negócios, e os CEO’s precisam entendê-la também desta forma. Dados apontam que instituições que possuem maior diversidade racial, por exemplo, crescem mais, pois esses colaboradores trazem diferentes visões de negócio. De acordo com o relatório “Delivering through diversity”, publicado em 2020 pela Consultoria Mckinsey, empresas que possuem quadro de funcionários mais diversos tendem a obter 21% mais lucro quando há diversidade de gênero e 35% mais lucro quando há diversidade racial.
Outro ponto é que diversidade precisa fazer parte da essência da organização, isso porque fazer da sua empresa um local diversificado não é apenas contratar alguém somente para cumprir a lei. Você precisa se concentrar no que a diversidade trará como resultado, como será essa troca, e como manter essa cultura a longo prazo. Um levantamento do IAB Brasil, feito com 230 profissionais LGBTQIA+, em 14 estados brasileiros, mostrou que 41% dos profissionais afirmaram ter sofrido discriminação por sua identidade de gênero ou orientação sexual no trabalho, enquanto 61% disseram optar por não revelar sua sexualidade aos colegas de trabalho.
Então, contratar é um passo importante, mas também é preciso pensar nesse movimento como um todo. Daí, temos como solução olhar para os jovens, o que torna a inclusão ainda maior. Apostar na juventude para começar essa transformação traz o comprometimento de construir relacionamentos por meio do aprendizado mútuo e em um desenvolvimento a longo prazo.
Neste ponto, podemos direcionar nosso olhar para os projetos de capacitação que além de trazer um perfil diverso, permite a aproximação com jovens que vivem em outra realidade social, o que agrega novos valores na cultura da empresa, além de proporcionar uma troca de experiência valiosa entre seus colaboradores. Quando falamos em jovens em vulnerabilidade social, ainda trazemos à vontade e garra de ser um agente transformador da sua vida, e que impacta diretamente em seu desempenho e resultados dentro de uma corporação.
Vale lembrar que além de conviver com a diversidade, é essencial que todos busquem absorver conhecimentos provenientes dessa diversidade, recebendo opiniões e ideias diferentes e transformando em resultados positivos para a equipe. Abrace a diversidade. Para fortalecer a cultura da diversidade na sua companhia, dissemine o conhecimento sobre a inclusão de pessoas no mercado de trabalho através de palestras e workshops de especialistas no tema.
Crie grupo de conexões e traga um ambiente seguro para os colaboradores. Temos como grande exemplo o AfroGooglers, que nasceu com propósito de oferecer um espaço em que colaboradores negros pudessem se encontrar, trocar experiências e buscar apoio para diversas questões profissionais e pessoais, além de atuar na contramão de empresas que se beneficiam de uma suposta promoção da inclusão racial para atender a seus próprios interesses.
Tenha líderes e ações que inspirem os jovens e mostrem que eles são pertencentes a organização que estão!