Mundo RH

Junior Achievement Americas e IBM lançam Start Up Challenge para treinar 4.600 estudantes na América Latina

IBM apoiará o programa com uma doação de US$ 250.000

A Junior Achievement Americas (JÁ) e a IBM anunciaram hoje uma colaboração para treinar alunos do ensino médio e melhorar seus conhecimentos em tecnologias disruptivas, como Inteligência Artificial, Cloud, Blockchain, Metodologia Agile, Storytelling, Design Thinking, entre outras.

De acordo com a IDC, a América Latina experimentará uma escassez de mais de 586.570 profissionais de TI até 2020, fazendo com que as empresas alterem seus planos e atrasem o lançamento de produtos e serviços no mercado, e causando perdas de pelo menos 0,9% do PIB da América Latina no mesmo ano.

O Start Up Challenge visa beneficiar 4.600 jovens estudantes dos últimos dois anos do ensino médio público, que participarão da iniciativa “Inovar para o Impacto Social”, uma competição que fornecerá ferramentas e desenvolverá habilidades essenciais para o seu futuro sucesso econômico, seja para criar empregos ou entrar no mercado de trabalho.

“Eu realmente acredito que os estudantes que são long-life learners terão sucesso no mundo, e que empresas e entidades públicas precisam estar comprometidas em ajudá-los nessa jornada de aprendizado. Profissionais e estudantes que estão constantemente aprendendo ao longo da vida estão mais bem posicionados para se tornar profissionais prontos para as demandas existentes hoje no mercado de trabalho e também para as demandas do futuro”, disse Ana Paula Assis, presidente da IBM América Latina. “O JA – Start Up Challenge visa dar aos jovens a possibilidade de trabalhar com tecnologias disruptivas, como nuvem e IA, desde cedo, e desenvolver as habilidades necessárias para se tornar parte da força de trabalho do futuro”.

A colaboração entre JA e IBM envolve capacitar e aumentar o conhecimento dos jovens estudantes em tecnologias disruptivas que agora são cada vez mais parte de nossas vidas diárias, além de oferecer a possibilidade de aprender habilidades sociais que também os ajudarão em seu desenvolvimento como profissionais.

“A empregabilidade dos jovens é, sem dúvida, uma grande oportunidade e um desafio para a competitividade de nossa região. 32 milhões de jovens não estão trabalhando nem estudando, estão apenas esperando as oportunidades chegarem para eles”, afirmou Leo Martellotto, presidente da JA Americas. “É por isso que iniciativas como o JA – Start Up Challenge permitem que eles acessem as habilidades técnicas que, juntamente com as habilidades para a vida, lhes permitam confiar em si mesmos e tomar uma ação. O impacto coletivo dos setores público, privado e civil que trabalham juntos agora é uma peça fundamental para lidar com essa complexidade”.

A IBM e a JA fornecerão treinamento em 11 cidades da América Latina para uma estimativa de 50 alunos por workshop, contemplados em quatro fases diferentes – Metodologia Agile, Modelo Canvas, Storytelling e IBM Watson & IBM Cloud.

Etiquetas

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar