Para aprimorar o processo de retenção e captação de novos talentos, a EasyJur, legaltech com foco no desenvolvimento de tecnologias e inovação na área jurídica, comunica que Karla Silva é a sua nova Head de People. Essa é a primeira passagem da executiva em uma startup, sendo que sua experiência contempla, principalmente, a atuação em indústrias, multinacionais e prestação de serviços. Formada em Psicologia, atualmente, Karla está se especializando em Gestão de Recursos Humanos.
As preocupações da EasyJur quanto aos profissionais são diversas. Visando o desenvolvimento profissional acelerado de cada membro do time, a legaltech pensa nas pessoas de forma integral. Sendo assim, busca potencializar continuamente tanto as habilidades técnicas como as comportamentais, visto que ambas são igualmente importantes para o sucesso de cada profissional e, consequentemente, da EasyJur. Karla explica que “ao orientar cada profissional nesta jornada evolutiva, às vezes, nos esbarramos em questões de ordem emocional e comportamental que necessita de acompanhamento especializado, por exemplo, o psicoterapêutico”.
Quando isso acontece, dentro de um plano de ação construído juntamente com o profissional, a EasyJur subsidia 50% das sessões psicoterapêuticas ou cursos de oratória, treinamentos de desenvolvimento pessoal, entre outros. Neste sentido, a atuação da Karla é fundamental para que essa área seja eficaz. “A minha entrada na EasyJur foi a inauguração da área de People. O desafio de trazer novos talentos para o time foi alcançado em um curto período, além da retenção e implantação de alguns rituais de cultura. Precisei entender, primeiramente, a essência da EasyJur, captar quais eram os pilares e, a partir dessa observação, conseguimos evoluir a nossa área”, diz.
Por meio de um mindset ágil, o principal desafio da EasyJur quanto à gestão de pessoas é desenvolver skills para poder acompanhar a mentalidade da startup. Para tanto, a legaltech investe em cursos para o desenvolvimento de soft e hard skills. “Hoje, faço um curso para desenvolvimento de skills voltadas para a direção de RH, além de treinamentos para desenvolvimento de liderança com uma Coach”, comenta Karla. “A EasyJur busca capacitar e alavancar a carreira de seus profissionais. Os Heads também passam por esse mesmo processo e vejo nisso um grande diferencial que temos aqui”.
Além disso, a EasyJur possui um Plano de Desenvolvimento Individual, em que cada colaborador é acompanhado pelo Head da área, contando com feedbacks pontuais no modelo “one-on-one”. Karla destaca que “para que isso aconteça, conversamos com os profissionais e fazemos, de fato, um alinhamento tanto de expectativas quanto de desenvolvimento. Nossas avaliações sinalizam de forma bem clara quais são os requisitos para que cada profissional evolua, para poder identificar onde o profissional está dentro dessa linha de crescimento e mostrar o que precisa fazer para chegar no próximo degrau”.
O modelo de gestão one-on-one adotado pela EasyJur envolve não somente as expectativas profissionais, mas também os caminhos trilhados por cada um. Dessa forma, algo que é avaliado é se a pessoa está, de fato, engajada com o propósito, valor e cultura da EasyJur. “Esperamos que os profissionais estejam realmente engajados. Por isso, esse momento de alinhamento serve para verificar se estamos seguindo no mesmo caminho. Também estruturamos um plano de ação baseado em onde o profissional está e aonde ele precisa chegar naquela linha de impulsionamento da carreira”, ressalta.
A executiva também destaca que caso seja necessário fazer um curso, sessões de coaching, psicoterapia ou tomar outras ações, o one-on-one ajudará o profissional a mapear estes pontos, por meio da orientação dos Heads. “Estamos ali para ajudar e direcionar esses profissionais. Uma das premissas da nossa cultura é a transparência em todas as relações, promovendo um ambiente agradável e com uma relação muito saudável entre os Heads, algo que reflete em como o time interage”.
Para Vinicius Marques, CEO da EasyJur, a interação entre os Heads e o time é essencial para que o trabalho flua da melhor forma possível, o que impacta positivamente em todos os setores da EasyJur e, especialmente, no sucesso do cliente. “A atuação da Karla é muito importante para nossa gestão, sobretudo em iniciativas pensadas exclusivamente nos profissionais. Como resultado, temos o sucesso de projetos e um time muito especial”, conclui.