A Kimberly-Clark, multinacional norte-americana de produtos de higiene pessoal, anuncia parceria com a Maturi, uma consultoria especializada em fomentar a presença de pessoas mais maduras no mercado de trabalho.
Desde 2018, a companhia vem desenvolvendo ações e estratégias voltadas ao tema de diversidade e inclusão e, desta forma, tem olhado também para o cenário geracional e seus principais desafios. Diante disso, a K-C realiza ações internas que possam contribuir e incentivar esse público para que continuem trabalhando em um ambiente que os permita seguir aprendendo, ensinando, motivando e inspirando, além de reforçar a saúde e o bem-estar social. Atualmente, a porcentagem de colaboradores 50+ da companhia é de 5,9%, por volta de 260 profissionais.
A primeira etapa dessa parceria foi a realização de um diagnóstico para mapear e compreender o momento e a percepção desse público da K-C, quanto ao seu trabalho, experiência e seus objetivos para o futuro. Um dos destaques da pesquisa é que 69,99% dos entrevistados pensam em se aposentar na companhia, o que reflete a jornada da K-C na atuação deste pilar. A pesquisa abordou funcionários de todas as localidades, setores e funções, para chegar à um extrato mais real do cenário da companhia. Os resultados serão direcionadores para as novas ações e políticas destinadas ao pilar de gerações.
Além de pesquisa qualitativa e quantitativa, foram realizadas palestras de sensibilização sobre o tema para o time da K-C e workshops com as lideranças da companhia e embaixadores do pilar para aprofundar ainda mais o debate e reflexões sobre o tema e próximos passos.
Candice Pomi, diretora a área de entendimento do Comportamento do Consumidor na Kimberly-Clark para América Latina, reforça a importância do pilar de gerações – “Ao incentivar o diálogo intergeracional, criamos uma cultura que valoriza não apenas o conhecimento técnico do público sênior, como também sua trajetória e biografia. No contexto de transição demográfica sem precedentes que vivemos, é fundamental quebrarmos o paradigma de que os mais velhos não podem seguir contribuindo para o mercado de trabalho. Muito pelo contrário, são exatamente os que possuem repertório de uma longa vida que possuem habilidades diferenciadas como coordenar, administrar, ensinar, sintetizar, desenhar estratégias e planejar a longo prazo.”
Mórris Litvak, CEO e fundador da Maturi acredita que a K-C pode vir a ser uma referência em diversidade etária. “Estamos muito animados com essa parceria por vermos o grande engajamento da liderança da Kimberly-Clark neste pilar e a forma como o processo está sendo conduzido, com cada etapa sendo realizada com calma e profundidade, envolvendo também o RH.”
A decisão pela parceria com a Maturi está alinhada à estratégia da Kimberly-Clark de ampliar seus esforços na pauta de diversidade e dar continuidade a uma jornada que já começou há alguns anos. A companhia fomenta comitês focados em cinco pilares de diversidade – gênero, raça, PCD, gerações e LBTQI+. São grupos multifuncionais formados voluntariamente por colaboradores de todos os cargos e localidades da empresa e que se dedicam a desenvolver e implementar ações dedicadas ao tema. Cada comitê é liderado por um gerente e tem um diretor como embaixador.
Diversidade e Inclusão: Nossa jornada
Desenvolver um ambiente onde todos sejam incluídos e inspirados a realizar seu melhor trabalho e onde as diferenças sejam valorizadas é essencial para o nosso sucesso. Em 2019 a Kimberly-Clark deu um novo passo para aprofundar o tema da diversidade em pauta dentro da companhia, e desde então vem evoluindo e já é referência em equilibrar o número de mulheres em cargos de liderança, aumento nas contratações de PCDs, promoção de ações para a troca entre gerações e tem liderado comitês para o planejamento e execução de iniciativas para etnias e comunidade LGBTQIA+.
Visando dar voz ao protagonismo de seus colaboradores, um dos caminhos identificados pela companhia foi a criação de comitês exclusivos para discutir cinco pilares: Gênero, Gerações, PCD, Etnias e LGBTQIA+. Os grupos são formados voluntariamente por colaboradores diversos da empresa e tem uma média de 12h de dedicação por mês para desenvolver e implementar ações dedicadas a este tema.
Nos últimos 10 anos, a companhia aumentou o número de mulheres em cargos de alta gerência por meio de um esforço conjunto para recrutar, reter e promover nossos talentos. Hoje, as mulheres representam 41% das funções de gestão da empresa no Brasil. A companhia também anunciou a nova meta global de atingir 50% de mulheres em posição de liderança nos próximos 10 anos.
Para fortalecer e desenvolver cada um dos pilares de diversidade e inclusão, a Kimberly-Clark vem buscando parceiros que podem contribuir para evolução e ampliação dos temas internamente. Desde 2012 somos parceiros da ONU Mulheres e em 2016 nos juntamos a plataforma Movimento Mulher 360 e mais recentemente anunciou a adesão pela Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial. Em breve a companhia irá anunciar novas parcerias para reforçar os pilares de gênero e de geração.