Segundo um estudo da 15ª edição da International Business Report (IBR) – Women in Business 2019, realizado pela Grant Thornton no início do ano, 93% das empresas brasileiras têm pelo menos uma mulher como líder (acima da média global de 87%). Dentro deste cenário e visando manter a eficiência e competitividade no mercado, a Leão Alimentos e Bebidas acaba de promover mudanças organizacionais em seu quadro executivo. A partir de agora, as equipes e as responsabilidades das áreas Institucional e Comunicação estão integradas à área Jurídica, que já estava sob a liderança de Ana Seixas, que além de já ocupar a cadeira de gerente Jurídico e Compliance, passa a ser responsável também pelo Institucional, Comunicação e Controles Internos da Leão. Ela também é a única mulher a fazer parte do Comitê Executivo da empresa.
“O objetivo é trazer maior sinergia entre as estruturas de Relações Institucionais e Comunicação da Leão, permitindo, dessa forma, que as áreas sigam na busca por melhorias contínuas. Além disso, queremos prover cada vez mais o melhor nível na prestação de serviços para as diversas áreas e processos da organização”, explica Ana. Com a reestruturação, Helen de Souza Brito, Supervisora de Relações Institucionais e Comunicação, passa a responder diretamente a nova gestora, reforçando o perfil de liderança feminina em áreas tão estratégicas e de grande visibilidade. Além dela, a gerência é composta ainda por Fabiana França, que assume a posição de Supervisora de Compliance e Controles Internos.
Vale ressaltar que a Leão já vem investindo no comando feminino há algum tempo. Outras lideranças na empresa também eram ocupadas por mulheres. Formada em administração de empresas, Kesia Matos Pinheiro dos Santos, por exemplo, é Gerente de Controladoria Corporativo há mais de dois anos na empresa e tem uma carreira longa na Leão, passando por cargos como os de Supervisora Contábil e Gerente Contábil.
Recém-chegada ao time, Fabiana MelfiBraga S D’Avila Ramos também ocupa lugar de destaque como Gerente de Recursos Humanos. “É importante ver a Leão incentivar e apoiar a liderança feminina. Curiosamente, grande parte dos cargos de gerencia aqui na companhia são ocupados por mulheres e isso é um fator que reforça alguns valores da marca, como respeito e igualdade, por exemplo”, relata Fabiana.
Outras que merecem destaque são Bianca Hartleben Diel que segue, desde 2015, como Gerente de Tecnologia da Informação Corporativo, e Daniele Marques Ribeiro, que assumiu a função de Gerente de Centro de Serviços Compartilhados em 2016. Enquanto a primeira é responsável por toda a infraestrutura na área de sistemas, a segunda trabalha nas operações de backoffice da empresa.