Em meio a uma repentina pandemia e a necessidade de rever benefícios concedidos aos colaboradores, que viram novas demandas surgirem, as empresas aceleraram a busca por benefícios mais flexíveis, que se adaptem melhor às evoluções nas relações de trabalho. Segundo levantamento realizado pela da Offerwise – a pedido da Flash, HR Tech de benefícios flexíveis – com 109 RHs do Brasil, o modelo ajudou a reter talentos e a flexibilizar a empresa.
Em média, as empresas ouvidas pela pesquisa adotaram o modelo de benefícios flexíveis da Flash há cerca de seis meses e oferecem 8,1 benefícios aos colaboradores. Entre os fatores decisivos na hora de realizar a transição, 61% dos entrevistados atribuíram a Flexibilidade, seguido por “Aceitabilidade”, com 57%, e “Bandeira Mastercard”, tendo 53%. A pesquisa aponta que a Flash foi escolhida por empresas que concedem um alto número de benefícios – média de 8,1 – mostrando que as empresas querem oferecer “algo a mais”, conforme diz Rafael Maia, CRO da Flash.
“As companhias estão percebendo que não basta oferecer somente o básico, em termos de benefícios. A pandemia colocou necessidades antigas de funcionários e RHs em evidência. O distanciamento, por exemplo, fez com que muitos usuários Flash passassem a utilizar o próprio carro ou aplicativos de transporte, além disso, muitos RHs nos ajudaram a evoluir nossa opção de auxílio home-office, o que permite esse suporte por parte das empresas de forma concentrada. Outro ponto muito importante em toda essa equação é a retenção, atração e engajamento de talentos, o benefício flexível que atende as necessidades reais se torna um importante aliado. ”, afirma.
Rafael conta que a pandemia fez com que as companhias ficassem ainda mais interessadas em atrair, reter e engajar talentos. A pesquisa realizada pela Offerwise aponta que 53% dos respondentes consideram que o maior desafio dos departamentos de RH é manter os talentos da empresa, enquanto 62% afirmaram que a adoção de benefícios flexíveis melhorou a retenção dos colaboradores. Segundo outro levantamento feito pela Flash, dessa vez com usuários de diversas gerenciadoras de benefícios, 54% dos colaboradores preferem melhores benefícios a melhores salários.
SATISFAÇÃO
Ainda segundo o levantamento, a flexibilidade do uso do cartão, mencionado por 35% dos profissionais de RH, é o principal motivo de satisfação para a utilização de benefícios flexíveis, enquanto 99% concordam que o cartão trouxe mais flexibilidade para a empresa e para os colaboradores.
PERCEPÇÃO ENTRE OS RHS
Em sua maioria, os profissionais do RH discordam que as empresas de RH fazem apenas a sua obrigação ao conceder benefícios. Todos eles acreditam que empresas que oferecem benefícios se importam com seus colaboradores. Para todos os respondentes, as empresas que oferecem benefícios se importam com seus colaboradores, enquanto 96% acreditam que essas empresas mostram que não querem perder seus colaboradores.
Quando o assunto é tomar a decisão sobre qual gerenciadora e benefícios serão contratados, o RH (44%) leva pequena vantagem em relação à Diretoria da Empresa (40%). Em sequência, estão o “Dono da Empresa” (12%), o Departamento Financeiro (3%) e os Colaboradores (1%).
BENEFÍCIOS OFERTADOS PELAS EMPRESAS
Há uma gama consideravelmente grande de benefícios ofertados. Dentre as empresas que participaram da pesquisa, os mais oferecidos são: Plano de Saúde (88%), Vale-transporte/Auxílio combustível (57%), Vale-Refeição (83%), Seguro de Vida (83%), Vale-Alimentação (80%), Plano Odontológico (77%), Horário Flexível / Home-Office (58%), Auxílio Home-Office (43%), Auxílio Creche (40%), Auxílio educação (32%), Convênio farmácia (31%), Participação nos Lucros (30%), Auxílio-Academia (30%), Day-off no aniversário (26%), Cesta Básica (10%), Outros (9%) e Vale-cultura (3%).