É consenso que a pandemia chegou para mudar o formato tradicional de trabalho nas empresas. No entanto, a viabilização do trabalho de forma remota com impacto zero às rotinas operacionais e estratégicas é o principal desafio para os setores de RH e DHO (Desenvolvimento Humano e Organizacional). Diante desse cenário, a LG lugar de gente, empresa especializada em soluções tecnológicas para RH, aponta que o alinhamento de valores e comprometimento com resultados serão tendências para a Gestão de Capital Humano.
Nesse novo e repentino cenário, gestores precisaram reinventar a forma de se comunicar com seus liderados para manter o nível de engajamento pré-pandemia. “Com isso, a capacitação e o desenvolvimento humano tornaram-se ferramentas-chaves para manter o envolvimento, a motivação e a retenção de talentos, já que o novo leque de possibilidades antecipados pela necessidade do trabalho remoto se manterá com a volta híbrida aos escritórios ou, até mesmo, com o retorno completo ao presencial”, explica Dilson Alkmim, Diretor de Produtos da LG lugar de gente.
Para Alkmim, a principal necessidade das áreas de RH é promover a melhor experiência do colaborador em todos os pontos de contato com a companhia em que ele trabalha, sem que o local de trabalho físico influencie em seus níveis de engajamento, motivação, produtividade e desenvolvimento profissional. “Nesse sentido, a tecnologia da LG lugar de gente pode ajudar o RH por meio de uma suíte completa de gestão de pessoas em nuvem, que impulsiona os processos desde a captação, contratação, remuneração, desenvolvimento e reconhecimento dos seus colaboradores”, informa o executivo.
Funcionalidades como entrevista por vídeo em processos de recrutamento e seleção, sistema web para acompanhamento de performance, metas e desenvolvimento individual, learning e games interativos são exemplos de recursos da LG lugar de gente que atenderam à demanda de contratação e desenvolvimento humano no novo modelo de trabalho. “Nos próximos anos, devemos assistir à consolidação dessa transformação que estamos passando, com trabalho home office, presencial ou híbrido sendo intercambiados de forma transparente e novas tendências do futuro do trabalho”, finaliza Alkmim.