Do campo para o local de trabalho: Saiba como o mundo dos esportes pode inspirar as práticas de RH
No cenário em constante transformação dos Recursos Humanos (RH), as empresas buscam por abordagens inovadoras dedicadas a promover diversidade e inclusão. Um campo que pode apresentar uma série de insights valiosos para o setor de RH é o dos esportes.
Embora a conexão entre ambos pareça inusitada, é em esportes como o futebol que times com diversos talentos e bagagens profissionais se unem para conquistar resultados impressionantes.
Nesse artigo, vamos explorar como histórias de sucesso dos campos de futebol podem inspirar práticas de sucesso na área de Recursos Humanos.
Diversidade para um time vencedor
Times vencedores geralmente incluem uma seleção diversa de jogadores com habilidades, pontos de vista, experiências e personalidades variadas. A mesma diversidade deve ser observada no ambiente de trabalho, local onde a diversidade do banco de talentos tende a resultar em um time mais resiliente e dinâmico.
O futebol brasileiro é mundialmente reconhecido por revelar alguns dos jogadores mais talentosos da história do esporte. Craques como Pelé, Zico e Ronaldo, cada um proveniente de regiões diferentes do Brasil e com suas próprias histórias e vivências, uniram-se a outros jogadores para formar equipes que ultrapassaram limites étnicos, culturais e socioeconômicos.
Essas e outras lendas do futebol demonstram como um time que abraça a diversidade é capaz de alcançar seus objetivos, pois são as diferentes contribuições, frutos das experiências de vida únicas de cada indivíduo, que conferem força a equipe.
Trabalho em equipe para golear
Apesar de diversos jogadores serem lembrados mais do que outros, é essencial destacar que a qualidade do futebol da seleção brasileira não reside no desempenho individual, mas sim na harmonia cultivada pelo trabalho em equipe.
A dupla lendária formada por Romário e Bebeto e o trio dos tempos modernos composto por Neymar, Coutinho e Gabriel Jesus ilustram como, quando grandes talentos atuam em conjunto, resultados maravilhosos podem ser obtidos.
Nesse contexto, as práticas de RH devem se espelhar no futebol a fim de tomar medidas coordenadas para criar um ambiente em que o trabalho em equipe floresça.
Liderança para mudar o placar
Unir funcionários competentes para criar uma equipe boa no campo em que atua é apenas uma parte do trabalho. Afinal, assim como no mundo dos esportes, o trabalho em equipe tem seu caráter de imprevisibilidade.
Lidar com imprevistos e resultados desfavoráveis faz parte do futebol, semelhante ao esporte bet, prática de aposta destinada a adultos e que não deve ser encarada como investimento. Isso porque mesmo que um apostador conheça o time no qual apostou e tente prever o placar, ele está sujeito à derrota e à consequente perda de dinheiro, tal incerteza que exige responsabilidade na hora de jogar.
Em outras palavras, times consagrados podem sofrer goleadas, como o tenebroso 7 a 1 contra a Alemanha, e equipes que não são tidas como favoritas podem surpreender os torcedores, vide Croácia na Copa do Mundo de 2018.
Em cenários desfavoráveis ou imprevistos como esses, o técnico entra em ação para fornecer orientações, mudar estratégias e abordagens, gerenciar possíveis conflitos e apaziguar disputas internas que estejam prejudicando o desempenho do grupo como um todo.
No mundo do RH, o técnico que sabe como conduzir sua equipe assemelha-se à liderança empática e capaz de ensejar a comunicação, ouvindo os membros da equipe em busca da melhor solução para todos.
Igualdade para que todos possam jogar
No futebol, os jogadores de uma seleção são convocados com base nos seus méritos para enfim atuar em uma partida na qual todos lidarão com as mesmas condições de campo, todos receberam o mesmo nível de assistência médica entre outros recursos.
Semelhantemente, as empresas devem sustentar condições de trabalho que sirvam como um campo com gramado nivelado em que todos os funcionários possam conduzir a bola, sendo impulsionados pela igualdade de oportunidades independente do gênero, situação socioeconômica etc.