A Mills Solaris, empresa pioneira na locação de plataformas para trabalho em altura e equipamentos especializados, recebe o selo Women On Board (WOB), iniciativa independente que tem por objetivo destacar empresas que promovem ambientes corporativos mais diversos por meio de ações afirmativas e que tenham pelo menos duas mulheres em seu Conselho de Administração.
A busca da Mills Solaris pela promoção da diversidade em suas atividades profissionais reflete também no seu Conselho de Administração, no qual mulheres representam 38% de todos os membros participantes. Recentemente, no estudo “Teva Índices ESG Mulheres na Liderança”, a companhia esteve em destaque com a 11º colocação no ranking das 343 empresas brasileiras de capital aberto listadas na B3.
Devido à pandemia, a cerimônia de reconhecimento ocorreu online, com a presença da liderança da Companhia e seu Conselho de Administração, com destaque para as três conselheiras mulheres da Mills Solaris: Francisca Kjellerup Nacht, Ana Lúcia Caltabiano e Marise Barroso – além da equipe que representa a WOB.
A Co-presidente do Conselho Francisca Kjellerup Nacht (ao centro) com as conselheiras Ana Lúcia Caltabiano (esquerda) e Marise Barroso (direita), na celebração de recebimento do troféu junto com demais membros do Conselho da Mills Solaris
“Estou super feliz por celebrarmos a conquista do selo WOB e por acreditar no poder da diversidade em todas as suas formas. Hoje comemoramos a diversidade de gênero, mas na Mills Solaris temos a diversidade presente também na forma de pensar, nas competências que se complementam e nas nacionalidades. Continuamos a busca pela evolução, tornando a Mills Solaris uma empresa cada dia melhor para trabalhar” diz Francisca Kjellerup Nacht, membro do Conselho da Mills Solaris desde 2014 e atual Co-Presidente do conselho.
“Como conselheira independente, a premiação do selo não se trata de um objetivo a ser conquistado, mas na consistência de pensamento e na maneira como a empresa quer caminhar”, afirma Ana Lúcia Caltabiano, integrante desde 2019. “Trata-se de um conselho bem diverso e altamente inclusivo, com ações debatidas e aplicadas constantemente, características de empresas longevas, que vão se reinventando e sabem que precisam ter líderes que sejam abertos às diferenças. Estou muito feliz por fazer parte dessa jornada e isso não é o sucesso de um, mas do coletivo da Mills Solaris”, completa Ana Lúcia.
“É um privilégio fazer parte do conselho da Mills Solaris. É muito bacana ver como a empresa se estrutura internamente para que as mulheres cresçam na organização. Temos uma diversidade extremamente ampla e sabemos que isso faz toda a diferença.”, comemora Marise Barroso, conselheira da Mills Solaris desde 2020.
No histórico da Mills Solaris, entre as medidas tomadas que refletem no aumento e apoio à diversidade, destacam-se os programas Conexão Mulher e Nós Pela Diversidade. O Conexão Mulher funciona como um mentoring dentro da Companhia, pois promove um canal de desenvolvimento e conexão entre as lideranças femininas da empresa com as demais colaboradoras em cargos não gerenciais. O objetivo do programa é proporcionar, por meio de encontros periódicos, conversas sobre carreira, desafios da maternidade no mercado de trabalho. Tudo com o objetivo de fortalecer o protagonismo das mulheres e ampliar seus espaços na organização.
Já o programa Nós Pela Diversidade atua para difundir a temática entre os colaboradores e elevar a conscientização do público interno sobre as pautas relacionadas aos grupos minorizados com foco especifico para ações afirmativas em favor de refugiados e refugiadas, negros e negras, mulheres e comunidade LGBTQIA+. A iniciativa possui ações de pesquisas, encontros, projetos de melhorias em políticas da empresa e palestras com convidados.
“Valorizamos a diversidade por termos um olhar diferenciado para as pessoas, além de entender que é um ponto fundamental para a inovação e desenvolvimento contínuo da empresa. E neste aspecto a Mills Solaris entende que a inclusão promovida em todos os níveis agrega um valor inestimável a todos stakeholders. Estamos atentos e vamos buscar evoluir cada vez mais nos temas relacionados à agenda da diversidade e inclusão”, conclui o CEO da Mills Solaris, Sérgio Kariya.
Selo Women On Board (WOB)
O WOB é uma iniciativa independente que nasceu em 2019 e conta com o apoio da ONU Mulheres, para reconhecer, valorizar e divulgar a existência de ambientes corporativos que tenham a presença de mulheres em conselhos de administração ou conselhos consultivos e, com isso, demonstrar os benefícios desta diversidade ao mundo empresarial e à sociedade. O selo tem o objetivo de sensibilizar as corporações sobre a importância do tema, do investimento qualificado em ações inclusivas e incentivar a movimentação nos conselhos corporativos. Atualmente, apenas 57 empresas no Brasil possuem a certificação da WOB.