A organização Olabi lança uma ferramenta digital gratuita que objetiva transformar os ambientes de trabalho, promovendo uma cultura de diversidade, equidade e inclusão
Olabi, uma organização social dedicada à inclusão, equidade e diversidade nas áreas de tecnologia e inovação, anunciou o lançamento do seu mais novo e-book gratuito. O livro digital, intitulado “Liderança Inclusiva: como formar ambientes de trabalho mais diversos e plurais”, visa provocar um debate sobre diversidade, equidade e inclusão (DEI) nas empresas brasileiras, fornecendo atividades, pesquisas, cursos e reflexões sobre temas relevantes para o movimento.
O mercado de trabalho brasileiro é, em grande parte, caracterizado por desigualdades de oportunidades e acesso. “Precisamos urgentemente mudar esse cenário”, diz Silvana Bahia, co-diretora executiva do Olabi. “O conteúdo do e-book é voltado para ajudar os líderes a implementar melhores práticas de diversidade, equidade e inclusão em suas organizações.”
O livro digital é dividido em cinco capítulos, que têm como objetivo orientar e capacitar indivíduos para tornar os ambientes de trabalho mais diversos. Os tópicos estão estruturados em diferentes estágios de formação, partindo da conscientização e chegando ao papel de guardião. A intenção é demonstrar que a diversidade e inclusão são estratégias que melhoram o bem-estar nos ambientes corporativos, impulsionam a mentalidade de inovação e, em última análise, contribuem para melhores resultados, inclusive financeiros.
Gabriela Agustini, co-diretora executiva do Olabi, enfatiza a urgência dessa questão. “A busca por diversidade e inclusão deve ser uma missão para todos e requer uma adaptação rápida”, afirma. “Por isso, estamos compartilhando um acervo de conhecimentos, experiências e referências que têm potencial para transformar a realidade das organizações e da sociedade como um todo.”
Dados do Instituto Identidades do Brasil (IDBR) e do Instituto Ethos confirmam a importância dessas iniciativas. Entre 2010 e 2019, a cada 10% de aumento na diversidade da força de trabalho, a produtividade cresceu 5% em média. Em 2022, 58% das empresas tinham metas para aumentar a presença de mulheres em posições de liderança, e 39% tinham metas de recrutamento e seleção para profissionais negros, sendo que 25% delas estabeleciam metas para profissionais negros em cargos gerenciais.
A Olabi acredita que é fundamental fortalecer a liderança das organizações e sua responsabilidade por promover a diversidade, a equidade e a inclusão. Isso envolve criar uma gestão mais inclusiva como competência essencial, respaldada por avaliações e iniciativas de capacitação. Bahia reforça a necessidade de investir em ferramentas que eliminem vieses e em treinamentos gerenciais.
O download do e-book “Liderança Inclusiva: como formar ambientes de trabalho mais diversos e plurais” pode ser feito gratuitamente no site liderancainclusiva.olabi.org.br.