Quem nunca ouviu falar que “determinado líder tem um tino muito aguçado para negócios”? Não que essa afirmação esteja errada, mas há muito mais por trás da famosa intuição no mercado corporativo do que as pessoas acreditam. A percepção equivocada de que somente a intuição é necessária para comandar um negócio pode ser um tiro saindo pela culatra para um novo empreendedor. E é aqui que eu proponho uma reflexão que acredito que já passou pela cabeça de muitos líderes, não importa o porte da empresa. Quem nós devemos ouvir: a intuição ou o amparo teórico?
É evidente que cada líder tem sua forma de pensar e que muitos podem discordar da forma que penso, mas acredito que um não funciona sem o outro. Conheço grandes profissionais que possuem visões divergentes acerca do tema: uns alegam que não atuam confiando em um tino e, outros, dizem que só chegaram onde estão devido à intuição. De minha parte, acho que é uma ferramenta poderosa, mas precisa ser trabalhada da forma correta. O problema principal é que esse tino é difícil de ser desenvolvido e ainda mais complicado explicar o que ele realmente é.
De forma resumida, podemos entender que a intuição nada mais é do que um conjunto de informações que você acessa em um nível subconsciente, sem perceber, de fato, que está acessando. De repente, você tem uma sensação de que aquele projeto deverá seguir uma determinada direção, embora não saiba explicar exatamente o porquê. É aí que o líder que toma as decisões acertadas se vangloria de ter um bom tino. Porém, quando paramos para pensar nisso, vem a questão: foi apenas tino ou ele tinha as informações necessárias e escopo teórico que o levou a tomar essa decisão?
Isso não é mágica. Não é sorte. É estudo. Muito estudo. É a sua mente trabalhando em alta velocidade comparando suas bases teóricas, suas vivências práticas, seus erros e acertos, e direcionando você para o caminho mais assertivo. Entretanto, ainda há conflitos internos em que você, como líder, se encontrará: a intuição diz algo, mas o livro que leu diz outro. Eu aprendi na prática que um não existe sem o outro, a intuição é co-dependente do estudo e vice-versa.
É crucial que o empreendedor compreenda a importância do embasamento teórico para dirigir sua empresa e busque, cada vez mais, importantes referências que o auxiliarão ao longo de sua jornada corporativa. Aquele líder que possuía um bom tino para negócios, não o desenvolveu sentado. Ele precisou tomar um número absurdo de decisões difíceis, errando e acertando, porém, aprendendo – e quando ele se depara com uma situação desafiadora, sua mente já possui uma percepção aguçada.
Não é uma receita de bolo. Não existe uma pitada de um com uma colher do outro. O que existe é o fato de que para ser um líder, você precisa dominar as informações, conhecer o mercado que atua e se cercar de pessoas competentes. Nesse caminho, a intuição se mostrará importante diversas vezes, mas acredito que para isso todo líder só toma as melhores decisões quando segue o caminho do estudo.
André Palis é sócio-fundador da agência de marketing digital Raccoon