RH da Sama destaca como busca fortalecer o vínculo entre os colaboradores e a estratégia de negócios da empresa
A Sama Mineração, empresa que emprega 546 colaboradores diretos e 1324 indiretos, reforça a máxima de que um líder bem preparado e consciente de suas responsabilidades motiva para o resultado, apoia o crescimento da equipe, introduz novos processos e tecnologias, proporciona o crescimento da empresa e garante competitividade.
Eleita entre as Melhores Empresas do Brasil para se Trabalhar em 2015, Moacyr de Melo Júnior, gerente de RH da Sama Mineração, destaca que o reconhecimento deve-se principalmente à melhoria das dimensões: credibilidade, respeito e imparcialidade por parte das liderança. E isso só foi possível através de treinamentos e programas de desenvolvimento contínuo para toda liderança da empresa. E acima de tudo, através da melhoria das práticas de Gestão de Pessoas e consequentemente do ambiente de trabalho. Esta premiação como as demais, teve uma participação significativa de todas as áreas da empresa, e o RH atuou como facilitador, e orientador a fim de proporcionar o equilíbrio dos interesses da organização e as expectativas dos colaboradores.
A Sama é uma mineradora de Amianto Crisotila, 100% brasileira, sendo signatária do Pacto Global desde 2006. É uma empresa do Grupo Eternit, foi descoberta em 1962 e iniciou suas operações em Minaçu-GO, em 1967. Possui um parque industrial de excelência que proporcionou ao Brasil a independência em fibras minerais utilizadas especialmente como matéria-prima para fabricação de telhas de fibrocimento. É referência mundial no setor de mineração de Crisotila. A única mineradora de Amianto Crisotila a operar em território nacional. É a maior mineradora de Crisotila da América Latina e é a terceira do mundo. Está localizada no Norte de Goiás, no município de Minaçu, a 530 km de Goiânia e 1.460 km de São Paulo. Confira a entrevista:
MUNDO RH – Conte nos um pouco sobre o desenvolvimento do RH aos longos destes anos frente à política estratégica da Sama Mineração?
MOACYR DE MELO JR. – O RH da Sama está envolvido no desenvolvimento da estratégia do negócio desde 2008, quando a área ganhou maior importância na estrutura organizacional e passou a ser considerado um dos pilares de sustentação do planejamento estratégico da empresa.
A área de Recursos Humanos da Sama tem um papel de fundamental importância na gestão de todos os processos, e seu objetivo principal é ser a área facilitadora e orientadora na gestão das pessoas da organização. Desta forma, atuamos estrategicamente para oferecer bem-estar e qualidade de vida no trabalho, sendo que os projetos desenvolvidos envolvem nossos colaboradores desde o momento em que são aprovados nos processos seletivos até o momento em que são preparados para a aposentadoria.
O resultado é um turnover abaixo da média de mercado (1,22%), bem como uma média de permanência na empresa por colaborador de 10,9 anos. Não podemos também deixar de citar a média de satisfação dos colaboradores evidenciada na Pesquisa ECOS – Engajamento para o Clima Organizacional SAMA em 2015, que foi de 92%.
MUNDO RH – Em que momento a direção da empresa se deu conta da importância estratégica da área de RH para os negócios?
MOACYR DE MELO JR. – Em 2007 a empresa se deu conta da importância estratégica do RH para o negócio e desde então passou a adotar uma administração participativa na qual a Gestão de Pessoas passou a ser um dos pilares do Planejamento Estratégico. A partir disso houve um entendimento de que as pessoas são responsáveis e essenciais para os resultados do negócio da mineradora, o que fez com que os próprios colaboradores se comprometessem e participassem da elaboração e revisão do Planejamento Estratégico.
Desde 2008 a Sama tem investido de forma constante na melhoria do Clima Organizacional, pois acredita que cada colaborador deve se sentir bem no lugar em que trabalha. Este investimento tem demonstrado retornos sólidos, não apenas para o ambiente laboral, mas também para os resultados financeiros da empresa. Fazendo uma comparação entre 2007 e 2015, no RLS – Resultado Líquido Social, tivemos um crescimento real de 247%, e o faturamento bruto duplicou. Podemos evidenciar ainda, através do resultado da pesquisa ECOS – Engajamento para o Clima Organizacional SAMA. Em 2007 os colaboradores apresentavam uma satisfação de 63%, e em 2015 a satisfação chegou a 92%.
Os resultados demonstram que a valorização dos nossos colaboradores reflete no engajamento dos resultados do trabalho individual, formando uma sinergia que leva todos a superarem os seus próprios limites, e cada vez mais a buscar a excelência.
MUNDO RH – Como o RH busca fortalecer o vínculo entre colaboradores e a empresa?
MOACYR DE MELO JR. – A SAMA reforça a sua missão, visão e valores durante a elaboração e revisão do Planejamento Estratégico, onde os colaboradores são incentivados a participar das diretrizes da empresa, contribuindo com sugestões e atuando de maneira conjunta com as lideranças nas definições dos objetivos e metas que nortearão o negócio durante um determinado período, tendo como ponto de partida as diretrizes organizacionais. Este modelo de Gestão Participativa é fortalecido pela Política de Sustentabilidade, que envolve o colaborador em uma nova relação de trabalho e o engaja em novas responsabilidades.
O compartilhamento da visão e dos objetivos futuros da empresa é fundamentado em um compromisso mútuo que inspira os colaboradores a perceberem a importância do seu papel na equipe e nos resultados globais da empresa, de acordo com seus valores. Isso faz com que os colaboradores tenham consciência e assumam o compromisso de que são eles os responsáveis pelos resultados, e, por conseguinte, o sucesso da empresa.
Outra forma de fortalecer o vínculo entre os colaboradores e a empresa é através da comunicação. A Sama mantém diferentes canais internos e externos de comunicação, desde reuniões pontuais com as lideranças das áreas até encontros individuais ou coletivos com os colaboradores, que podem incluir informações relacionadas com temas e assuntos estratégicos de interesse mútuo. A transparência é um dos principais valores em que a Sama se apoia durante o compartilhamento das informações, sejam elas de natureza positiva ou negativa.
Acreditamos que a valorização, bem como o respeito aos nossos colaboradores, contribuem também para a criação desse vínculo, pois proporciona um clima organizacional agradável e descontraído.
MUNDO RH – Quais são os treinamentos direcionados ao fortalecimento das lideranças?
MOACYR DE MELO JR. – O Programa de Desenvolvimento de Líderes Sama foi reestruturado para que ficasse alinhado às necessidades atuais de aperfeiçoamento das lideranças. Fizemos um levantamento do perfil de cada líder, através da realização de algumas etapas de avaliação individual das competências técnicas e comportamentais. Os dados coletados foram analisados pela área de Recursos Humanos, que definiu uma programação de treinamentos de acordo com as necessidades apontadas nos GAP’s de atuação dos líderes. Os líderes participaram dos seguintes treinamentos até então: Liderança Estratégica; Competências Interpessoais; Gestão de Conflitos; Comunicação Pessoal e Organizacional e Journey (Conquistando o melhor das Pessoas).
Além desses treinamentos, os líderes também participam de atividades realizadas internamente pelo RH, no qual são assistidos em suas dúvidas ou necessidades comportamentais. Desde a reestruturação do programa foram realizadas as seguintes atividades: Reuniões Produtivas, que foram oportunidades para os líderes falarem sobre os seus maiores desafios em relação aos seguintes temas: Resultados da Pesquisa de Clima Organizacional, Demissão de Colaboradores, Avaliação de Desempenho e Reconhecimento Positivo; Leitura Semanal, em que os líderes recebem semanalmente artigos com assuntos diversos sobre liderança; leitura e discussão do livro “Os princípios de Liderança de Jack Welch”; e Cine Liderança, no qual foram assistidos e debatidos os filmes “Vida de Inseto” e “Retenção de Talentos”.
Ainda como forma de fortalecer e desenvolver nossos líderes, passamos a trabalhar outro conceito de liderança para orientar as competências desejadas para os cargos de gestão na Sama. Antes da reformulação do programa trabalhamos a filosofia do Líder Servidor, e hoje estamos trabalhando o conceito do Líder Inspirador. Nesse contexto, a Sama realiza periodicamente as atividades citadas anteriormente, com o objetivo de dar mais apoio aos líderes e oferecer mais recursos para que o desenvolvimento seja contínuo.
MUNDO RH – De que forma estes treinamentos estão contribuindo efetivamente nos resultados da empresa?
MOACYR DE MELO JR. – A Sama acredita que um líder bem preparado e consciente de suas responsabilidades motiva para o resultado, apoia o crescimento da equipe, introduz novos processos e tecnologias, proporciona o crescimento da empresa e garante competitividade. Desta forma, o Programa Líder S foi uma estratégia desenvolvida pela área de Recursos Humanos para que a melhoria do líder SAMA, nos aspectos comportamental e técnico, seja contínua. E entendemos que essas ações têm contribuído muito para o engajamento de nossos líderes, que estão buscando oferecer o seu melhor, mantendo o equilíbrio emocional frente às pressões do dia a dia, reconhecendo o trabalho feito por seus subordinados e dando feedbacks constantemente à equipe. Além disso, os colaboradores vêm percebendo essa melhoria e estão mostrando-se mais satisfeitos com a atuação de seus líderes. E quando as pessoas percebem que podem contar com seus gestores e que eles se preocupam com o seu desenvolvimento, elas se mostram mais motivadas e comprometidas, o que faz com que elas ofereçam o seu melhor e queiram permanecer na equipe, o que consequentemente diminui a rotatividade e influencia fortemente no sucesso da organização.
MUNDO RH – Ainda falando em treinamentos para a liderança, qual é a importância do RH ir a campo em busca de conhecer modelos de treinamentos para liderança oferecidos no mercado e levar o mais adequado para a empresa? Como isso acontece na prática?
MOACYR DE MELO JR. – O RH, em sua visão estratégica, possui fundamental importância em todo esse processo, pois ele é o responsável pela busca de programas com efetiva comprovação de eficiência e eficácia no mercado, para a implantação na empresa, a fim de desenvolver e aprimorar as competências de seus líderes.
O RH atua ainda, como um elo entre lideres e liderados, ouvindo, facilitando e ajustando todos os pontos, para garantir que os programas de treinamento e desenvolvimento implantados alcancem o sucesso esperado, e que o resultado final de todo esse esforço seja uma liderança verdadeiramente engajada e respeitada por suas equipes de trabalho.
Na prática são realizados três workshops anuais, cuja avaliação da eficácia dos mesmos é realizada por meio de pesquisa interna de satisfação do clima organizacional, avaliação 360 graus, avaliação de desempenho e resultados de pesquisas de revistas externas, sendo os colaboradores utilizados como instrumentos de informação.
MUNDO RH – Como a Sama avalia a importância da sua liderança para o desenvolvimento dos seus colaboradores?
MOACYR DE MELO JR. – Durante muito tempo as empresas se preocuparam em desenvolver conhecimentos técnicos e especializados em seus líderes. A Sama buscou quebrar esse paradigma por perceber a importância do lado humano dentro de uma organização, e o quanto isso pode ajudar na retenção de talentos e na conquista dos resultados esperados. O programa Líder S surgiu justamente para proporcionar aos líderes a oportunidade de aperfeiçoarem suas habilidades técnicas e comportamentais, a fim de contribuírem para que o clima organizacional seja produtivo e agradável. A intenção da Sama é preparar os seus gestores para os desafios encontrados no cotidiano e fazer com que eles estejam conscientes de suas responsabilidades. A Sama incentiva seus líderes a se relacionarem com suas equipes; a conversarem abertamente com seus colaboradores, buscando entender as necessidades de cada um; a tratarem todos de forma justa e respeitosa; a darem feedbacks constantemente e, principalmente, a buscarem desenvolvê-los diariamente, nas pequenas e grandes coisas.
MUNDO RH – De que forma este pensamento é traduzido em resultados?
MOACYR DE MELO JR. – Sabemos que é importante que o ambiente gere aprendizado e que os colaboradores percebam que podem atingir todo o seu potencial. E quando a equipe sente que pode contar com seu líder e que ele se preocupa com o seu desenvolvimento, a melhoria de sua performance é notória. Pessoas motivadas e orgulhosas do trabalho que realizam atuam com muito mais entusiasmo e se esforçam continuamente para atingirem os objetivos da organização.
Para conhecer mais sobre a Sama Mineração, acesse o site: www.sama.com.br