Com três andares e mais de 6 mil m², o LinkedIn abre as portas de seu novo escritório em São Paulo (SP). Desenhado para favorecer a interação entre os funcionários e refletir a cultura da empresa, o local possui salas de reunião de diferentes tamanhos, cabines telefônicas, estúdio de gravação, copa, espaços para eventos e outros usos diversos, como salão de jogos, academia, manicure, massagem e meditação. Por conta da pandemia, o local foi adaptado e as atividades estão sujeitas ao cumprimento das medidas de segurança e distanciamento social.
Praia, floresta e montanha foram os temas selecionados para decorar cada um dos andares do escritório no Brasil, que é o quarto maior país em número de usuários na plataforma do mundo. O conceito – que visa celebrar as paisagens e ecossistemas brasileiros – foi pensado desde a paleta de cores até os materiais usados. O local conta ainda com grafites nas paredes para representar a cidade de São Paulo, que caminha para ser a capital mundial de arte urbana. Quinze artistas trouxeram diversas técnicas para retratar ambientes e personagens que pudessem traduzir a diversidade de ideias, além das representações da fauna e flora brasileira.
Para Pedro Alencar, CFO do LinkedIn, o escritório é mais do que um somente um local de trabalho. “Este espaço é um reflexo do que acreditamos como empresa e dos nossos valores: transformação, integridade, colaboração, humor e resultados. Queremos que nossos funcionários se sintam bem, produtivos, incluídos e motivados a estarem conosco. E, claro, estamos seguindo as orientações para este momento de pandemia para que todos possam aproveitar este novo ambiente de forma segura”, afirma.
A reforma e todo o design, que já estavam programados desde 2019, precisaram ser adaptados de acordo com estes novos protocolos de segurança. Mesas distanciadas, totens com álcool em gel, sinalização dedicada às medidas de combate à Covid-19 e kits com máscara, abridor de porta, lenços e desinfetante para as mãos foram algumas das alternativas pensadas. Além disso, a empresa está implementando um aplicativo, que permite agendar a ida ao escritório considerando um número limite de pessoas permitidas dentro do ambiente. O mesmo app será usado para que os funcionários possam preencher declarações diárias sobre sua saúde, o que inclui qualquer sintoma de Covid-19.
As salas de reunião, que utilizam a tecnologia de check-in em iPads, foram reconfiguradas ainda para direcionar as pessoas para locais com o tamanho adequado que permite o distanciamento social. Por enquanto, o escritório não receberá eventos ou visitantes, sejam eles clientes, fornecedores ou família e amigos dos funcionários.
Apesar do novo local físico, os quase 200 funcionários voltarão de forma gradual ao escritório. O home office, modalidade já adotada pela empresa, agora faz parte de uma política de trabalho híbrido vitalícia, onde os times poderão decidir de onde querem trabalhar e se preferem passar mais ou menos tempo de forma remota.