Gestão

LinkedIn dá dicas para trabalhar de casa sem perder a produtividade

Empresa reuniu orientações para o cenário atual que vão desde o cuidado com o ambiente até a importância do diálogo com a família

Para ajudar os profissionais a se organizarem melhor e se manterem produtivos trabalhando em casa, o LinkedIn, maior rede social profissional do mundo, preparou algumas dicas para quem está trabalhando remotamente, principalmente, nesse novo momento do mercado de trabalho.

As sugestões, reunidas em um e-book mostram que, em época de adaptação às atividades fora do escritório, é preciso se atentar aos detalhes: desde como montar um ambiente confortável até como conversar com a família para estruturar a rotina da casa. 

Confira as dicas:

Comporte-se como se estivesse no trabalho: seguir uma rotina similar a de um dia normal no escritório é essencial para que a sua produtividade se mantenha alta. Defina um espaço confortável e iluminado para que possa se concentrar, além de usar uma mesa e uma cadeira preferencialmente ergonômicas. 

Estabeleça uma rotina e encontre o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal: tente cumprir sua carga de trabalho normal, com pausas e intervalos. Não exija tanto de si mesmo. Alguns dias podem ser mais difíceis do que outros, mas manter o diálogo aberto com sua família e compartilhar ideias com sua rede de contatos pode definitivamente tornar a experiência um pouco mais fácil. 

Trabalhe em equipe: é importante que todos fiquem na mesma página e a comunicação seja a mais clara possível. Criar um repositório de informações em que todos do time (ou até da empresa) possam acessar informações é um aliado do um trabalho remoto em equipe. 

Prefira as videoconferências aos e-mails e redobre a atenção com o texto: comunicar-se, ainda que por videoconferência, é  um dos caminhos para manter a produtividade de todo o time. Também é importante ficar atento aos textos, para evitar interpretações equivocadas. 

Converse com as crianças: ajude-os a entender que, por mais que esteja em casa, você está trabalhando e precisa se concentrar. Ainda assim, busque, durante e fora do horário de trabalho, intervalos regulares para passar um tempo junto com elas, como almoçar, tomar lanche da tarde, brincar e se divertir com algum jogo. E se for fazer uma videoconferência ou ligação com os filhos ao lado, avise antecipadamente para alertar sobre possíveis ruídos ou interrupções. 


Use a sua rede de conexões para trocar experiências: o trabalho remoto já era realidade para muitos profissionais antes do panorama que vivemos hoje. Tire proveito da sua rede e troque dicas e boas práticas. Compartilhe suas experiências com trabalho remoto no feed do LinkedIn: ao estimular um bate-papo nos comentários, você pode conversar com quem vive uma rotina parecida com a sua.

Aproveite este tempo para aprender algo novo ou aprimorar e desenvolver habilidades: busque cursos online para aprimorar ou desenvolver uma habilidade específica. Procure cursos que possam ser valiosos para o seu ramo de atuação ou que sejam de interesse pessoal, mas tome cuidado para não se sobrecarregar. O LinkedIn oferece uma ampla variedade de cursos de capacitação por meio do LinkedIn Learning

Fique atento às notícias falsas e se abasteça com conteúdo de credibilidade: não compartilhe artigos de fonte questionável e se abasteça com conteúdos de credibilidade. Em tempos em que informações podem salvar vidas, os editores do LinkedIn criaram um ambiente em que separam postagens de fontes com credibilidade sobre saúde, economia e trabalho. Além disso, você também pode se informar por meio do boletim diário, que traz uma curadoria das notícias mais relevantes do dia. 

Acesse o conteúdo completo no link. 

 


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar