Carreira
Tendência

LinkedIn é um dos aliados na hora da recolocação profissional

A ferramenta permite que os usuários descrevam suas experiências profissionais e, com isso, tenham acesso a boas oportunidades de emprego

Segundo dados do IBGE, em março deste ano, o desemprego já assombrava cerca de 13,1 milhões de brasileiros. Conquistar uma vaga de emprego é uma necessidade. Nesse cenário, ferramentas como o LinkedIn são grandes aliadas na busca de uma nova oportunidade no mercado de trabalho.

Com aproximadamente 600 milhões de usuários no mundo, o LinkedIn é a rede com mais prestígio corporativo. No Brasil, são 34 milhões de perfis criados e observados pelas empresas. “A grande particularidade da rede é a possibilidade de conexões profissionais qualificadas e conteúdo inteligente. Mas, só estar presente na rede não basta. É necessário ter um perfil atrativo e organizado”, comenta Vera Lorenzo, consultora de LinkedIn e coach de carreira.

A especialista diz que, em geral, as pessoas possuem dificuldade desde a configuração do perfil, à criação da identidade profissional e até mesmo na hora de escrever os convites e os agradecimentos para os novos contatos.

LinkedIn é um dos aliados na hora da recolocação profissionalAriela Ollé, profissional de compras, conseguiu uma nova oportunidade no mercado de trabalho através da rede.  “Depois que fiquei desempregada fiz inúmeras alterações no meu perfil, pedi recomendações aos colegas para que ele fosse melhor avaliado perante os recrutadores e investi em treinamento para dominar ainda mais a ferramenta. Deu certo. Hoje, estou recolocada”, contou Ariella.

Vera Lorenzo explica que os treinamentos ensinam sobre as boas práticas que um profissional deve seguir para se apresentar digitalmente ao mercado, como conquistar boas conexões e criar oportunidades. Confira as dicas da especialista:

  1. Perfil: Use fotos adequadas. Nada de imagens em festas ou fotos 3×4. A ferramenta é um ambiente corporativo;
  2. Conteúdo: Conte uma breve história sobre sua experiência profissional. Ao mesmo tempo que o conteúdo é útil, ele também é informativo para futuros empregadores;
  3. Marketing Pessoal: Busque destaque. Bons profissionais precisam ser notados e isso é essencial para buscar e encontrar boas oportunidade de emprego;
  4. Networking: Ajude para ser ajudado. Relacionar-se com outras pessoas e empresas é um dos pontos principais para se ter um perfil bem avaliado.
  5. Agilidade: Esteja sempre atento para possíveis mensagens recebidas. Responder com agilidade irá causar uma boa impressão.
  6. Conteúdo. Produza conteúdo que tenha a ver com sua identidade profissional. Além de passar informação relevante, você estará apresentando ao mercado seus conhecimentos.

 

Etiquetas

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios