LinkedIn lança ferramenta de aconselhamento profissional

Por Redação Mundo RH 523 Visualizações
3 Min. de Leitura

O objetivo é promover uma troca de conhecimento

Tendo em vista a dificuldade de muitas pessoas nesse momento da vida, o LinkedIn lançou a Central de Aconselhamento Profissional (Career Advice Tool) para conectar usuários dentro da rede com diferentes habilidades e experiências. O objetivo é promover uma troca de conhecimento que ajude a entender caminhos, cenários e possibilidades no campo profissional.

O LinkedIn divulgou hoje uma pesquisa que revela que aproximadamente 80% dos profissionais no Brasil, com idade entre 25 e 33 anos, afirmam enfrentar a crise dos 25 (quarter-life crisis, no termo em inglês). É o primeiro momento de dúvida, em que convergem pressões sociais com relação ao trabalho e à vida pessoal e o profissional tende a fazer uma reavaliação de suas escolhas. Surpreendentemente, no topo de suas aflições, estão o desejo e a necessidade de ter uma casa própria.

A pesquisa também identificou outros motivos que ajudam a aumentar a ansiedade e crise destes profissionais: encontrar um emprego pelo qual se apaixone (46%), ter as qualificações certas (39%), contrair dívidas (37%) e receber uma promoção (35%). A idade em que os brasileiros se sentem mais pressionados sobre suas escolhas é entre 32 e 33 anos e 75% dos entrevistados diz que a pressão afeta seus relacionamentos, sua carreira e sua situação financeira.

Alexandre Ullmann, Diretor de Recursos Humanos do LinkedIn para a América Latina, define a crise dos 25 anos como um período de insegurança e dúvidas. “É muito comum as pessoas dessa idade estarem em crise, porque as primeiras escolhas podem determinar o planejamento de vida, o que ajuda aumentar a ansiedade. O importante é ter em mente que decisões podem ser revistas ao longo do tempo e há sempre a possibilidade de ter pessoas (mentores) que possam aconselhar e compartilhar suas experiências.”

Diferenças regionais

Apesar do alto percentual de profissionais que afirmam ter passado pela crise dos 25 anos, em algumas regiões do Brasil esses números variam. No Sudeste, 84% afirmam se sentir ansiosos, enquanto no Nordeste esse número cai para 77%, seguido pela região Centro-oeste (76%), Norte (71%) e Sul (70%).

A importância da mentoria

A pesquisa destaca que na hora de pedir conselhos, os profissionais procuram pessoas mais próximas, como família (62%), amigos (55%), parceiro(a) (47%), colegas de trabalho (22%) e chefe (16%). Por outro lado, o aconselhamento através de mentores tem uma procura muito baixa – 10% e 7% respectivamente.

 

 

Compartilhe este Post
Siga:
O Mundo RH é um portal online que oferece um conteúdo completo e rico para profissionais de Recursos Humanos. Nós oferecemos informação e conhecimento através de artigos escritos por nossa equipe de redação altamente capacitada. Além disso, oferecemos ainda downloads úteis e espaço para opiniões de colunistas voluntários e um local para comentários de nossos leitores. O Mundo RH é também um lugar para encontrar as últimas notícias e notícias de hoje no mundo da gestão de Recursos Humanos e empresas. Nós também oferecemos consultoria, cursos e uma ampla seleção de vagas de emprego/trabalho. Nós valorizamos a interatividade com nossos leitores e acreditamos que compartilhando informação e conhecimento, podemos ajudar a melhorar a área de Recursos Humanos em todo o Brasil. Junte-se a nós no Mundo RH e fique por dentro do que está acontecendo no mundo de Recursos Humanos
Sair da versão mobile