Engenheiro de Software, Consultor de negócios e Arquiteto de Softwares são os três empregos mais procurados no Brasil, segundo nova análise do LinkedIn, a maior rede profissional do mundo, realizada entre junho e julho deste ano. Com o avanço do isolamento social por meses e a redução na velocidade com que os casos de Covid-19 são registrados, houve também uma mudança na busca por profissionais no mercado. A demanda por pessoas que desempenham funções consideradas essenciais, incluindo empregos na área da saúde e outras organizações que apoiam a sociedade durante essa pandemia, como gerente de estoque, operadores de caixa de supermercado, entregadores de aplicativo e orientadores acadêmicos para atuação à distância, deu espaço aos profissionais do universo digital.
Conforme as empresas continuam se adaptando a um mundo em pandemia, o LinkedIn identificou as vagas em aberto que as companhias precisam preencher com urgência e que registraram maior crescimento percentual. Muitas dessas funções exigem excelentes habilidades de comunicação – na verdade, a comunicação é atualmente o alvo mais procurado em todo o mundo, de acordo com os dados da plataforma. Habilidades pessoais são essenciais para ajudar profissionais a serem excelentes em suas funções e são altamente valorizadas pelas empresas atualmente.
Os dez empregos mais procurados no Brasil identificados no LinkedIn hoje, são:
- Engenheiro de Software
Cresceu 3.4 vezes em julho relação ao mês de junho
627 vagas abertas no LinkedIn
- Consultor de negócios
Cresceu 1.8 vezes em relação ao mês passado
360 vagas abertas no LinkedIn
- Arquiteto de Software
Cresceu 1,5 vezes em julho em relação ao mês de junho
326 vagas abertas no LinkedIn
- Engenheiro de Software Java
Cresceu 1,3 vezes em julho em relação ao mês de junho
254 vagas abertas no LinkedIn
- Analista de Software
Cresceu 12,5 vezes em julho em relação ao mês de junho
250 vagas abertas no LinkedIn
- Desenvolvedor .NET (também conhecido como desenvolvedor dotNET)
Cresceu 1,8 vezes em julho em relação ao mês de junho
226 vagas abertas no LinkedIn
- Desenvolvedor Front End (área de interação de um sistema com o usuário)
Cresceu 1,7 vezes em julho em relação ao mês de junho
201 vagas abertas no LinkedIn
- Especialista em Software
Cresceu 5,4 vezes em julho em relação ao mês de junho
184 vagas abertas no LinkedIn
- Desenvolvedor Javascript
Cresceu 1,9 vezes em julho em relação ao mês de junho
175 vagas abertas no LinkedIn
- Engenheiro mobile (com foco em aplicativos ou sistemas para dispositivos móveis/ celulares)
Cresceu 2 vezes em julho em relação ao mês de junho
127 vagas abertas no LinkedIn
https://www.youtube.com/watch?v=a-yM1e4feOc
Além deste ranking, o diretor geral do LinkedIn, Milton Beck, destaca que há ainda outras profissões que devem permanecer em evidência de médio a longo prazo: profissionais de ensino à distância, atendimento médico à distância, áreas que utilizam cadeias de suprimentos para gestão mais rápida de entregas e toda área de softwares de tecnologia, profissionais que desenvolvem software de videoconferência, programas de banda larga etc. “O que vemos neste momento é uma busca por profissões que demandam várias habilidades, mas destaco três delas que permeiam esse cenário de distanciamento e trabalho remoto: comunicação adequada, criatividade para resolução de problemas e adaptabilidade às mudanças são habilidades fundamentais para se exercer qualquer uma das atividades mais procuradas neste momento”, explica.
O LinkedIn também analisou as 10 principais habilidades comportamentais e técnicas mais demandadas globalmente neste período, com base nos escopos apresentados nas ofertas de emprego:
- Comunicação
- Gestão de negócios
- Resolução de problemas
- Ciências de Dados
- Gestão de tecnologias de armazenamento de dados
- Suporte técnico
- Liderança
- Gerenciamento de Projetos
- Aprendizado online
- Aprendizagem e desenvolvimento de funcionários
Comparando com 2019, quando as 5 habilidades buscadas foram criatividade, persuasão, colaboração, adaptabilidade e gestão de pessoas, é possível perceber a continuidade de algumas delas. “Na prática, entendo que estas também continuarão a ser demandadas pelas empresas ao longo do ano, já que todas estão sendo essenciais para enfrentar esse momento”, comenta Beck.
A capacidade de comunicação ganha ainda mais destaque. Profissionais que trabalham atualmente em casa indicam que seus líderes podem ajudá-los a se sentir apoiados fornecendo comunicações mais regulares. Liderança e gestão de negócios são fundamentais – e já estavam em destaque em 2018.
Com a tendência de home office, os profissionais estão cada vez mais focados em procurar empregos que ofereçam trabalho remoto. A capacidade de gerenciar e liderar uma equipe remotamente requer um conjunto diferente de habilidades, assim, a demanda por soft skills (também conhecidas com as habilidades comportamentais) como comunicação, colaboração e criatividade, que já estavam aumentando, se tornarão ainda mais importantes, especialmente para os líderes.
Para Beck, esse é o momento de entender que a abertura de novos horizontes para o trabalho inclui até mesmo aprender novas habilidades, uma vez que esta pode ser uma oportunidade de entrar em uma indústria nunca imaginada antes.
DICAS PARA APLICAR AS NOVAS HABILIDADES
- Identifique suas habilidades passíveis de serem aplicadas em outras funções.
- Tudo bem se não tiver algumas das habilidades específicas que os cargos pedem.
- Pense em como as habilidades que você já possui podem ser aplicadas.
- Por exemplo, você pode não ter experiência em gerenciamento direto – mas pode ter orientado um novo colega no mesmo nível que você.
- Pessoas que listam mais de cinco habilidades em seu perfil de LinkedIn têm 27x mais chances de serem descobertas em pesquisas por recrutadores.
- Aprimore suas habilidades com cursos de aprendizado online.
- Com a acirrada competição por empregos, a requalificação é a chave para encontrar novas oportunidades.
- Um curso de aprendizado online pode ajudar a preencher a lacuna durante a transferência de uma função para outra e ajudá-lo a se sentir mais confiante em sua aplicação.
- No LinkedIn, há uma série de cursos gratuitos (além dos treinamentos que você encontra no LinkedIn Learning, acessível pela conta Premium), como “Tudo o que você precisa saber para ter sucesso nos Negócios“ e “Como Criar um Perfil no LinkedIn para ter Sucesso Empresarial“
- Tenha um perfil atualizado.
- Tenha uma foto de perfil que reflita seu tipo de trabalho e cuidadosamente tirada para o LinkedIn – Perfil com foto é 21x mais visualizado e recebe 9x mais pedidos de conexão
- Mantenha o cargo atualizado – usuários com cargo atualizado têm 8x mais visualizações de perfil
- Inclua a instituição de ensino – manter este campo atualizado pode impulsionar em até 17x as mensagens de recrutadores
- Coloque a localização – este campo aumenta em 23x a probabilidade de um perfil ser encontrado no LinkedIn
- Inclua as habilidades, tanto técnicas quanto comportamentais
- Tenha um resumo com até 3 parágrafos com suas conquistas e habilidades, pois é a primeira coisa que os recrutadores olham em um perfil
- Conte com sua rede de conexões
- Há muitas histórias comoventes registradas na plataforma nos últimos meses, de usuários que foram despedidos e, em seguida, encontraram novos cargos por meio de sua comunidade online.
- Os dados do LinkedIn mostram que os candidatos têm quase 4x mais chances de conseguir um emprego em uma empresa onde tenham contatos.
- Compartilhar regularmente suas opiniões e coisas que lhe interessam, como um vídeo ou artigo envolvente, é uma ótima maneira de ficar conectado com sua comunidade profissional.
Cursos gratuitos disponíveis no LinkedIn:
Tudo o que você precisa saber para ter sucesso nos Negócios
https://lnkd.in/edZrTSP
LinkedIn para Busca de Oportunidades: Impulsione sua Carreira
https://lnkd.in/efVFrGH
LinkedIn para Estudantes
https://lnkd.in/enJ7d_E
Como aproveitar ao Máximo o LinkedIn
https://lnkd.in/e6WXuPu
Como Criar um Perfil no LinkedIn para ter Sucesso Empresarial
https://lnkd.in/eSheAeR
Histórias de vida: mulheres na tecnologia
https://lnkd.in/eYEBRqm
Seja Administrador do LinkedIn Learning
https://www.linkedin.com/learning/seja-administrador-do-linkedin-learning-2
Como aproveitar ao máximo o LinkedIn Learning
https://www.linkedin.com/learning/como-aproveitar-ao-maximo-o-linkedin-learning-2
Como fortalecer suas competências interculturais (disponível até 1 de setembro)
https://lnkd.in/eVKFF6q
Diversidade, Inclusão e Pertencimento para Líderes e Gerentes (disponível até 1 de setembro)
https://lnkd.in/egvKkeH