Dica de leitura

Livro aborda o autoconhecimento e questiona os significados de carreira e propósito

Com bom humor e um convite a reflexões internas, autora provoca um novo olhar sobre quem é você dentro do mercado de trabalho

Muito tem se discutido no mercado de trabalho sobre a importância de alinhar a carreira ao propósito de vida, mas, afinal, o que realmente é esse propósito? Foi a partir da busca pelo real significado desses conceitos, que a autora Raissa Farjo mergulhou em uma intensa pesquisa, a partir de estudos, vivências e sua própria trajetória para trazer ao público o livro “CarreiraS e Propósito: como ouvir seu coração e ser feliz nesse mundão”, pela editora Estação das Letras e Cores.

Com uma linguagem didática, bem-humorada e cheia de recursos audiovisuais, através de QR Codes e exercícios que levam aos leitores conteúdos adicionais, Raissa propõe uma leitura que convida ao autoconhecimento, e inicia o diálogo com uma pergunta simples e assertiva: “O que você faz?”. Apesar de, muitas vezes, essa questão parecer simples e uma forma corriqueira de conhecer alguém, a autora explica que ao contar sobre a rotina de trabalho, interesses profissionais e carreira, estamos, na verdade, revelando uma trajetória de escolhas, de preferências e de construção da nossa própria história.

Para mostrar ao leitor sobre o quanto o que fazemos é complexo e pode levar a um entendimento sobre o que, de fato, é a carreira e o propósito, Raissa conta quem é e o que ela faz. E aí começa um capítulo que arranca risos e também mostra que sim, somos seres complexos e podemos trilhar diversos rumos em nossas carreiras, que não é preciso escolher apenas um caminho. Raissa Farjo é graduada em Naturologia (um curso que se apaixonou na adolescência e se tornou um fator essencial para seu autoconhecimento) pela UAM e Psicologiapela PUC-SP, com especialização em Consultoria de Carreira, pela FIA-USP, e é Mestre em Psicologia, pela PUC-SP, no tema carreiras e propósito, mas isso, é apenas um breve resumo, porque as situações que a levam a essa equação de títulos é cercada por muitas idas e vindas, assim como na vida de muitas pessoas, mostrando que as escolhas feitas somam-se sempre para a construção de uma carreira rica em experiências, interligando-se ao propósito de vida.

“Está na hora de mudar o jeito como pensamos e nos sentimos sobre o que fazemos. ‘Carreiras e Propósito’ é para você que deseja encontrar um espaço para refletir, descobrir como escutar seu coração e aprender com o trabalho. Investir no autoconhecimento e na construção do seu propósito depende de muita respiração e conexão porque não é algo que se encontra, mas sim algo que se constrói. E antes que você se pergunte, propósito na carreira não é só para quem gosta do que faz ou tem mil opções, é para quem quer embarcar em uma jornada de desenvolvimento contínuo e topa constantemente se questionar”, destaca Raissa.

“Carreiras e Propósito: como ouvir seu coração e ser feliz nesse mundão” chega para trazer mais sentido às escolhas profissionais, suscitar questionamentos sobre o que fazemos e porque fazemos, mas, acima de tudo, é um livro que não impõe regras e nem o que é certo ou errado, é um verdadeiro guia para o coração de cada indivíduo que busca seu lugar no mercado, mesmo que seja preciso se reinventar diversas vezes e, que com isso, cada uma das experiências some à construção da trajetória de vida pessoal e profissional.

Veja outras dicas de leitura

 


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar