Dica de leitura

Livro auxilia desempregado a superar a crise e a investir no crescimento profissional

Grupo de Apoio Psicoprofissional apresenta manual com maneiras para enfrentar a baixa do mercado de trabalho

 

Foram divulgados os dados da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) Contínua do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), que aponta que o número de desempregados no Brasil chegou a 11,1 milhões neste primeiro trimestre de 2016. Segundo a Organização Mundial do Trabalho, o país tinha 7,7 milhões de desempregados em 2015, e essa é uma das maiores altas no número de desempregados entre os países emergentes. Não é à toa que o brasileiro tem ficado cada dia mais receoso com o mercado de trabalho. Segundo pesquisa realizada pela Confederação Nacional da Indústria, o índice que mede o receio de perder o emprego subiu 4,1% em março, comparado a dezembro do ano passado.

Frente a um cenário aparentemente desolador, o Grupo de Apoio Psicoprofissional (GAP), organização que trabalha no atendimento a desempregados e visa colaborar com a reestruturação psicológica desses cidadãos, elaborou o livro “Desemprego – Da crise à oportunidade de crescimento”, lançado por Paulinas Editora.

A obra é um guia para quem está em busca de um emprego. Repleto de informações essenciais para o enfrentamento dos problemas decorrentes do desemprego, o livro aborda assuntos como a importância de atentar-se ao estado físico e emocional, a administração de finanças, a opção emergencial por um trabalho que gere renda, ainda que sem vínculo empregatício, e os benefícios e programas governamentais que visam amparar o trabalhador desempregado, além de trazer informações práticas e dicas para quem está em busca do primeiro emprego ou de uma recolocação no mercado de trabalho.

Os autores sugerem técnicas de controle emocional para que o leitor busque novas oportunidades com confiança. A obra foi pensada para manter o leitor ativo, consciente de suas responsabilidades e motivado a criar oportunidades e buscar saídas realizadoras e efetivas. “No desemprego, todos precisam de apoio, das mais diversas formas. Neste livro, estão reunidos conceitos e informações que auxiliam na superação da fase, mas o importante é que também incentivam a transformação e o crescimento pessoal e profissional”, afirma a advogada organizadora do livro, Rosy Rodrigues.

“Desemprego – Da crise à oportunidade de crescimento” está à venda em toda a rede Paulinas de livrarias, pelo telefone 0800 70 100 81 ou pelo site www.paulinas.com.br

 

 

Ficha técnica:

Título: Desemprego – Da crise à oportunidade de crescimento

Autor: GAP – Grupo de Apoio Psicoprofissional

ISBN: 978-85-356-4074-8

Páginas: 104

Edição: 1

Ano: 2016

Idioma: PORTUGUÊS

Formato: 12,5 x 18 cm

Código: 528684

Preço: R$ 15,00

 

Sobre os autores:

O Grupo de Apoio Psicoprofissional (GAP) é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) que tem como objetivo principal colaborar com a reestruturação psicológica dos cidadãos sem emprego ou renda, por meio de intervenções que possibilitem identificar e minimizar os impactos psicológicos dessa situação.

Rosy Rodrigues é advogada trabalhista, formada, especializada e pós-graduada pela Universidade de São Paulo (USP), bacharela em Psicologia e Personal & Professional Coach,  pela Sociedade Brasileira de Coaching. Atua, desde 1982, em entidades sindicais e no atendimento particular a desempregados. Há 14 anos desenvolve o Programa de Apoio Psicoprofissional na Cidade de Guarulhos e, mais recentemente, sentiu a necessidade de elaborar um material que o sintetizasse, com informações úteis e básicas para o desempregado. Para tanto, foram realizadas pesquisas, e vários profissionais colaboraram com conteúdos básicos da área médica, psicológica, jurídica, financeira e outras, com o objetivo principal de criar um “manual” para o desempregado, que resultou no livro “Desemprego – Da crise à oportunidade de crescimento”.  

 


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo