Autora da obra Longo Prazo (H1 Editora), Dorie Clark reforça que as pessoas precisam estar dispostas a cumprir as metas mesmo que o caminho seja difícil e ensina como aplicar as estratégias certas para cada situação
Criar estratégias de longo prazo nem sempre é um hábito praticado para alcançar os objetivos desejados e que muitas vezes ficam esquecidos em função da sobrecarga que acarreta o dia a dia. No livro Longo Prazo, publicado pela H1 Editora, a autora Dorie Clark quebra paradigmas e mostra como sair de um ciclo interminável e criar um estilo de vida interessante e significativo quando são traçadas estratégias de longo prazo para transformar a carreira e a vida pessoal. Além da versão impressa do livro, a H1 Editora lança também uma série de podcast com personalidades de diferentes áreas que aplicaram os conceitos de longo prazo na carreira.
Na obra, Dorie Clark, pensadora de negócios e professora da Duke University, explica que assim como os CEOs que otimizam para obter lucros trimestrais muitas vezes não conseguem fazer os investimentos estratégicos necessários para o crescimento de longo prazo, o mesmo se aplica à vida pessoal e profissional. A autora reforça a importância de se reorientar para ver o quadro geral para explorar o poder de pequenas mudanças que, feitas hoje, terão um impacto enorme no sucesso futuro. “Precisamos começar a jogar o jogo do longo prazo”, ensina.
Não é segredo que o sucesso duradouro exige persistência e esforço. No entanto, grande parte da pressão inserida em nossa cultura leva a fazer o que é fácil, garantido ou o que parece fascinante no momento. Em Longo Prazo, a autora defende um caminho diferente ao estimular fazer pequenas coisas ao longo do tempo para atingir os objetivos e estar disposto a cumpri-las, mesmo quando parecem inúteis, chatas ou difíceis.
No livro, dividido em 10 capítulos, Dorie Clark também compartilha princípios e estruturas para serem aplicadas a cada situação específica, bem como histórias vívidas de sua própria carreira e experiências reais de outros profissionais. Inclusive, revela três hábitos mentais para serem ser cultivados na jornada como pensador de longo prazo:
– Independência. O pensamento de longo prazo é permanecer fiel a si mesmo e à sua visão. Na sociedade, há tanta pressão para agradar as pessoas a curto prazo: dizer sim a mais um compromisso porque não quer decepcionar ninguém ou aceitar aquele “excelente trabalho” que todos admiram. Para se tornar pensador de longo prazo destemido, é preciso de uma bússola interna que ajude a dizer: “Estou disposto a apostar independentemente do que os outros pensam e estou disposto a fazer o trabalho”.
– Curiosidade. Algumas pessoas se contentam em viver a vida de acordo com o roteiro que outros traçaram para elas, nunca questionando ou ponderando alternativas. Mas, para muitos, uma vida inteira seguindo um roteiro é vazia, especialmente se os interesses não estiverem alinhados com o que a sociedade valoriza. “Podemos não saber exatamente o caminho certo para nós mesmos (quem sabe no começo?), mas uma qualidade que pode nos levar a isso é a curiosidade”, explica a autora.
– Resiliência. Fazer algo novo e único é, por definição, experimental. A pessoa não tem ideia se vai funcionar ou não e, muitas vezes, não vai. Muitos vivenciam rejeição ou fracasso e imediatamente recuam, assumindo que o editor que rejeitou era o árbitro definitivo do bom gosto ou que a universidade que obviamente sabia o que estava fazendo. Mas isso não é verdade. Acaso, sorte e preferência individual desempenham um papel enorme em como as situações se desenrolam.
Podcast Novo Prazo
Já está no ar no canal da H1 Editora no YouTube (https://www.youtube.com/@h1editora) uma série de podcast sobre o tema central do livro Longo Prazo. São 10 episódios que reúnem entrevistas de músicos, atletas e personalidades das áreas de finanças, vendas, marketing e espiritualidade. A série conta com participações de Ícaro de Carvalho, fundador e CEO d’O Novo Mercado, Joel Jota, Magic Paula, Felipe Miranda e Favelado Investidor (Murilo), entre outras personalidades. Gratuitos, os episódios são disponibilizados diariamente e estão disponíveis também em algumas plataformas, como Spotify, Apple Music e Deezer.