Dica de leitura

Livro orienta o profissional que assume a liderança pela primeira vez

Lançamento da Qualitymark Editora apresenta o método 3Ds, desenvolvido pelo consultor Costabile Matarazzo, e é um manual para o desenvolvimento de novos gestores

Ser promovido a um cargo de liderança é um marco na carreira. Mas, junto com o prestígio e o aumento de salário vêm algumas dificuldades que precisam ser superadas para o sucesso na nova posição. Este é o tema do livro “Os Desafios da Primeira Gestão, de Costabile Matarazzo, fundador da consultoria How2Do e especialista em desenvolvimento de novos líderes.

Os líderes de primeira gestão são, na maioria das vezes, deixados de lado pelos programas formais de desenvolvimento promovidos pelas organizações. Isso acontece porque, geralmente, o cargo não é visto como estratégico para o negócio, o que é um erro. Afinal, é durante essa primeira transição de um trabalho técnico para o de gestão que o profissional precisa assumir novos valores para continuar se desenvolvendo e se tornar um líder maior e mais importante amanhã.

Essa transição exige o aprendizado de novas habilidades, uma nova forma de gerenciar o tempo e a mudança de valores profissionais. Afinal, as qualidades que levaram ao novo posto não serão suficientes para mantê-lo lá.

O método 3Ds
O autor apresenta o método 3Ds: Desapegar, Delegar e Desenvolver. Estas três ações são essenciais para que o líder de primeira gestão compreenda seu novo papel.

Desapegar significa deixar de lado as tarefas técnicas que estava acostumado a fazer. Delegar é conhecer sua equipe e atribuir o trabalho de forma a extrair o melhor de cada um. Desenvolver é dedicar tempo a se tornar uma inspiração para outras pessoas. Uma coisa leva à outra, por isso, os 3Ds acontecem de forma simultânea durante o desenvolvimento da liderança.

Além de suas vivências como consultor, Matarazzo traz a visão de grandes autores sobre o tema e depoimentos de profissionais que ocupam essa posição e compartilharam suas expectativas, angústias e medos durante o processo. Também foram ouvidos os superiores destes líderes e profissionais de Recursos Humanos, a fim de investigar o suporte que as empresas e os gestores têm oferecido a esses profissionais.

Essa visão ampla orientou o mapeamento dos maiores desafios da primeira gestão e ajuda a indicar caminhos para lidar com eles.

O livro é um manual prático para acelerar a curva de aprendizagem do novo líder. Traz dicas de leituras e vídeos para que o profissional busque seu próprio desenvolvimento e também checklists para ele lidar com seu superior e com o RH, que também contam com ferramentas oferecidas pelo autor para ajudar no processo de transição.

Uma obra que amenizará a angústia e o temor de quem assume a primeira gestão e aprimora o trabalho de quem desenvolve estes profissionais.


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