Mundo RH

LogComex lança programa de desenvolvimento de jovens talentos

Programa vai integrar jovens universitários à área comercial e prevê job rotation para o treinamento inicial

A LogComex, empresa especializada no desenvolvimento de soluções tecnológicas para a cadeia de comércio exterior, lançou seu programa Jovens Talentos, com o objetivo de integrar jovens universitários à área comercial para desempenharem a função de representante de desenvolvimento de vendas (SDR). No total, foram 10 vagas preenchidas.

Daniela Camolês, head de Pessoas e Cultura da LogComex, explica que a primeira fase do programa teve duração de um mês, concluída no mês de março e envolveu uma atividade de job rotation dentro da própria área comercial para que os novos contratados pudessem se familiarizar com os processos de trabalho. “O tempo de rotatividade interna pode variar de acordo com o desenvolvimento de cada profissional, mas nas primeiras semanas eles vão ficar com os colegas do próprio setor para conhecê-lo como um todo”, completa.

O processo seletivo teve mais de 100 candidatos com aproximadamente 30 que evoluíram para a etapa de dinâmica de grupo e apresentação de estudo de caso. “Passamos uma manhã inteira com essas pessoas para conhecê-las melhor, apresentamos a LogComex e na sequência propusemos um desafio para eles ‘venderem’ a empresa para os gestores que estavam avaliando”, detalha Daniela.

Um dos desafios era apresentar um estudo de caso da LogComex sem muitas informações, pois a empresa não compartilhou nenhum material com os candidatos. “Eles tiveram que buscar esses dados à parte, o que deu uma dinâmica interessante à atividade”, avalia a head de Pessoas e Cultura.

Segundo Daniela, o objetivo principal do programa Jovens Talentos é trazer pessoas “mão na massa, fora da curva e com potencial”. A executiva ressalta que a LogComex nem sempre destaca a experiência técnica, mas busca profissionais sob o prisma dos valores, proposta, o quanto faz sentido para o candidato trabalhar numa startup, seu desejo de crescer rápido junto com a empresa.

Ela ainda destaca que a área de Pessoas e Cultura está estudando uma adaptação do programa de avaliação de desempenho da empresa para esses novos contratados, e ressalta que a LogComex tem uma cultura muito forte de feedback, bem como são feitas reuniões one-on-one — encontros entre líderes e integrantes da equipe para esclarecer os objetivos da empresa e a identificar pontos de melhoria, além de servirem como uma forma de coaching de carreira. “Aqui as pessoas são muito bem direcionadas e os gestores estão bem capacitados para isso”, atesta Daniela.

A executiva destaca que brevemente a LogComex deve lançar uma nova rodada do programa Jovens Talentos, específica para a área de tecnologia.

Botão Voltar ao topo