Dança das cadeiras

Luiz Marcatti é o novo CEO da MESA Corporate Governance

Fundador Herbert Steinberg passa a presidir conselho e a reforçar presença internacional

Amparada na experiência de 21 anos em consultoria de governança corporativa e sucessão de empresas familiares, contratação de conselheiros e estruturação de conselhos de administração, a MESA Corporate Governance inicia 2019 incorporando essa larga expertise a um processo interno. Depois de um processo de três anos de discussões com os sócios, o fundador, Herbert Steinberg, transfere o comando do dia a dia da consultoria ao sócio-diretor Luiz Marcatti, que passa a ser o novo CEO. Steinberg, nome considerado referência no Brasil, quando se trata de governança corporativa, passa a presidir o conselho de administração da consultoria.

Com a mudança, Steinberg e Marcatti visam reforçar as redes de relacionamento da MESA Corporate Governance no Brasil e também no exterior, onde já atua em países da América Latina e África. A consultoria prepara, ainda, a entrada no mercado europeu, a partir do promissor mercado de Portugal como porta de acesso. O projeto envolve a Nova School of Business & Economics, instalada na região de Lisboa, onde Herbert e Marcatti devem ministrar cursos de governança corporativa já no primeiro semestre de 2019. “O fato de o convite ter partido da escola comprova a qualidade de nosso trabalho, que pode levar benefícios a uma realidade corporativa mais tradicional, como é a europeia”, comenta Marcatti, acrescentando que a empresa também pretende observar o mercado americano para abrir novas oportunidades. Há pelo menos 10 anos, Marcatti participa do NACD, principal fórum de conselheiros dos Estados Unidos.

Nas suas duas décadas de atuação, a MESA Corporate Governance se notabilizou na assessoria de empresas familiares dos mais variados segmentos, sempre evidenciando o papel fundamental das boas práticas de governança para a longevidade das organizações. E não faltam casos bem-sucedidos — em empresas com muitos anos de fundação, às vezes até centenárias. Na Companhia de Fiação e Tecidos Cedro e Cachoeira, empresa essencialmente familiar, a primeira S.A. do Brasil e com 144 anos de atuação, a MESA Corporate Governance esteve envolvida no processo de sucessão que chegou ao nome de Marco Antônio Branquinho para o comando. Branquinho é o primeiro executivo de fora da família fundadora a presidir o negócio. A MESA Corporate Governance também prestou consultoria, no início dos anos 2000, para a sucessão da Alpargatas, fundada em 1907. Veio desse trabalho de assessoria a indicação do executivo Marcio Utsch, que presidiu a companhia de 2003 a 2018.

No caso da Flytour, a MESA Corporate Governance estruturou a governança corporativa entre 2013 e 2015 e preparou o processo de sucessão do fundador, Elói de Oliveira. O comando da companhia foi assumido em 2016 pelo filho dele, Christiano Oliveira. Igualmente contaram com a assessoria da MESA Corporate Governance a Universidade Tiradentes (Unit), de Aracaju; a indústria farmacêutica Halex Istar; o Grupo Odilon; a varejista Novo Mundo, forte presença nas regiões Centro-Oeste e Norte, entre outras.

Steinberg pretende conciliar suas novas responsabilidades como chairman da MESA Corporate Governance com sua já notória postura ativista em relação aos temas de governança corporativa no Brasil. Recentemente, o empresário questionou publicamente a atuação do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), entidade que milita na causa desde 1995, em especial por causa de deficiências que enxerga na condução do processo de sucessão do comando da instituição. “Meu objetivo é colaborar, de maneira construtiva, para a consolidação das boas práticas de governança corporativa no País”, diz Steinberg.

Marcatti e Steinberg têm forte atuação como conselheiros independentes, ou seja, integram conselhos de administração e conselhos consultivos de empesas sem vínculo de prestação de serviço da MESA. O trabalho reforça a expertise e o forte ativismo dos executivos nos boards e conselhos de administração de importantes grupos empresariais brasileiros.

Os consultores da MESA Corporate Governance se dedicam, ainda, à produção de livros, artigos e estudos especiais nas áreas de sucessão empresarial, educação e governança corporativa. Luiz Marcatti é articulista e coautor do livro “Nos Bastidores da Educação Brasileira – A Gestão Vista Por Dentro”. Já Herbert Steinberg é autor de vários livros, entre os quais “A Dimensão Humana da Governança Corporativa”, Governança Corporativa – Conselhos que Perpetuam Empresas” e “A Família Empresária”.

 

 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios