Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Mundo RHMundo RHMundo RH
  • Início
  • Mundo RH
    • Notícias
    • Opiniões
    • Publieditorial
    • Colunistas
    • Variedades
    • Artigos
  • Carreira
    • Vagas
    • Estágio e Trainee
    • Dança das cadeiras
    • Inclusão
    • Empreendedorismo
    • Educação Corporativa
    • Treinamentos
    • Benefícios
    • Comportamento
    • Eventos
  • Gestão
    • Soluções para RH
    • Negócios
    • Pesquisas
    • Influencer RH
    • Legislação trabalhista
    • Premiação
    • Podcasts
    • Entrevistas
  • Saúde
    • Qualidade de vida
    • Esportes
  • Tecnologia
Lendo: Mães também dão trabalho: a minha realidade imperfeita (e tudo bem ser assim)
Entrar
Notificações Mostrar Mais
Font ResizerAa
Font ResizerAa
Mundo RHMundo RH
Pesquisar
  • Início
  • Mundo RH
    • Notícias
    • Opiniões
    • Publieditorial
    • Colunistas
    • Variedades
    • Artigos
  • Carreira
    • Vagas
    • Estágio e Trainee
    • Dança das cadeiras
    • Inclusão
    • Empreendedorismo
    • Educação Corporativa
    • Treinamentos
    • Benefícios
    • Comportamento
    • Eventos
  • Gestão
    • Soluções para RH
    • Negócios
    • Pesquisas
    • Influencer RH
    • Legislação trabalhista
    • Premiação
    • Podcasts
    • Entrevistas
  • Saúde
    • Qualidade de vida
    • Esportes
  • Tecnologia
Possui uma conta? Entrar
Siga-nos
2016 - 2023 © Mundo RH | Projetado por INformigados
Colunistas

Mães também dão trabalho: a minha realidade imperfeita (e tudo bem ser assim)

Redação Mundo RH
Por Redação Mundo RH
09/05/2025
133 Views
09/05/2025
1
Colunista Mundo RH, Lilian Giorgi, sócia-diretora de recursos humanos na A&M

Entre gritos, culpas e aprendizados, um relato sincero sobre a maternidade real — aquela que não cabe nos filtros, mas transborda amor e humanidade.

Colunista Mundo RH, Lilian Giorgi, sócia-diretora de recursos humanos na A&M

A maternidade nunca foi um conto de fadas para mim. Sou mãe do Pedro, 17 anos, e do Miguel, 16 — dois adolescentes que, como qualquer ser humano, me testam, me ensinam e, sim, me deixam exausta muitas vezes. E sabe o que mais? Eu erro. Erro muito.

Não sou a mãe paciente que vemos nos filmes. Já gritei, já me arrependi, já me senti culpada por não ter a resposta certa na hora certa. Já deixei a frustração falar mais alto, já me perguntei se estava fazendo tudo errado. E, mesmo assim, amo meus filhos com toda a minha imperfeição.

A adolescência é um turbilhão, e nem sempre sei como lidar. Um quer independência, o outro quer atenção, e eu, no meio disso tudo, tento equilibrar autoridade e compreensão — muitas vezes tropeçando no caminho. A culpa é uma companheira frequente. Será que eu deveria ter trabalhado menos? Dado mais limites? Menos limites? Escutado mais? Às vezes, parece que não importa o que eu faça, a dúvida sempre aparece.

Sou muito mais do que mãe — tenho meus sonhos, minhas frustrações, meus dias de cansaço extremo em que só quero ficar em silêncio. E isso não me faz menos dedicada.

Mas por que admitir isso é importante?

Porque acredito que a maternidade real precisa ser compartilhada. Quando fingimos que tudo é perfeito, perpetuamos um padrão impossível. Mas, quando assumimos nossas falhas, mostramos que não existe mãe perfeita — só mães que tentam. E quando mostramos que pedir desculpas não nos enfraquece, ensinamos nossos filhos que errar é humano e que cuidar da nossa saúde mental não é luxo — é necessidade.

Acredito que todo dia é uma nova chance de acertar (ou pelo menos de não repetir os mesmos erros). Busco ser mais paciente, mais presente, mais justa. Mas também busco ser feliz, porque sei que só posso cuidar deles se também cuidar de mim.

Neste Dia das Mães, celebro todas nós: as que choram no banho, as que duvidam, as que se reinventam todo dia. Porque ser mãe é difícil, é cansativo, é desafiador — mas também é a maior lição de amor e humildade que a vida pode dar.

Pedro e Miguel: eu amo vocês, mesmo quando erro. Obrigada por me ensinarem a ser melhor, mesmo sem querer.

Like it or not, this is happening
Como manter os pensamentos positivos?
RH: precisamos minimizar o impacto da 4ª revolução industrial
O corpo fala – e o seu está dizendo o que exatamente?
Enxergue além dos currículos
Compartilhe este Post
Facebook WhatsApp WhatsApp LinkedIn Imprimir
Qual foi sua reação ao artigo?
Amei1
Engraçado0
Feliz0
Triste0
Envergonhado0
Surpreso0
PorRedação Mundo RH
Siga:
O Mundo RH é um portal online que oferece um conteúdo completo e rico para profissionais de Recursos Humanos. Nós oferecemos informação e conhecimento através de artigos escritos por nossa equipe de redação altamente capacitada. Além disso, oferecemos ainda downloads úteis e espaço para opiniões de colunistas voluntários e um local para comentários de nossos leitores. O Mundo RH é também um lugar para encontrar as últimas notícias e notícias de hoje no mundo da gestão de Recursos Humanos e empresas. Nós também oferecemos consultoria, cursos e uma ampla seleção de vagas de emprego/trabalho. Nós valorizamos a interatividade com nossos leitores e acreditamos que compartilhando informação e conhecimento, podemos ajudar a melhorar a área de Recursos Humanos em todo o Brasil. Junte-se a nós no Mundo RH e fique por dentro do que está acontecendo no mundo de Recursos Humanos
Artigo Anterior PODCAST: Como a Inteligência Artificial está transformando o RH sem substituir o fator humano
Próximo Artigo Quer trabalhar com produto digital em uma das maiores empresas do Brasil? Chegou sua chance!
Nenhum comentário Nenhum comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Ad imageAd image

Siga-nos

FacebookGostei
XSeguir
InstagramSeguir
YouTubeInscrever

Posts Recentes

Reuniões improdutivas lideram o ranking de frustrações dos profissionais brasileiros
Gestão
22/05/2025
Em um mundo VUCA, RH assume papel estratégico: tese de executiva é indicada entre as melhores da USP
Gestão
22/05/2025
4 benefícios diferentes que as empresas oferecem aos colaboradores
Benefícios
22/05/2025
Responsabilidade social corporativa como cultura viva: construindo propósito e impacto real
Colunistas
22/05/2025
Ad imageAd image

Leia Também

A magia da Poesia - Alex Brito
ColunistasOpiniõesVariedades

A magia da Poesia – Alex Brito

21/03/2023
Colunistas

Líder: elimine esses 5 erros e se comunique melhor

28/02/2024
Colunistas

É hora de começar a preparar a volta aos escritórios (se sua empresa ainda tiver um)

06/08/2021
Colunistas

Como atrair e reter talentos em início de carreira

09/11/2023

Mundo RHMundo RH
Siga-nos
2016 - 2025 © Mundo RH | Projetado por INformigados
  • Blog
  • Sobre
  • Contato
  • Anuncie
Bem-vindo de volta!

Entre na sua conta!

Username or Email Address
Password

Perdeu sua senha?

Not a member? Sign Up