Perfil de liderança agregador se reflete em momentos de pressão e na gestão de conflitos.
No mês do empreendedorismo feminino, um levantamento inédito realizado pela Serasa Experian, primeira e maior datatech do Brasil, revela o perfil de liderança das empreendedoras brasileiras e como elas atuam em situações de tomada de decisão no dia a dia. Os dados mostram que 51% delas preferem tomar decisões de forma colaborativa, seja trocando experiências com outras pessoas para obter diferentes pontos de vista (38%) ou pedindo conselhos a colegas mais experientes (13%).
Por outro lado, 32% das empreendedoras baseiam suas decisões em dados e análises. Esse percentual é maior conforme o porte da empresa: 39% nas empresas de porte micro e 36% nas pequenas e médias.
Em situações de pressão, as empreendedoras também mantêm a preferência pela troca de experiências e informações. De acordo com os dados, 59% delas buscam dividir a questão com outras pessoas para encontrar alternativas, seja com indivíduos envolvidos no negócio (44%) ou não (15%). Dividir questões com pessoas diretamente ligadas ao negócio é ainda mais comum em empresas de porte micro (65%) e pequenas/médias (62%).
Por outro lado, 21% das entrevistadas preferem, em situações de pressão, lidar com a questão sozinhas e planejar o que fazer. Esse número aumenta em empresas de porte individual, atingindo 27% das empreendedoras. Já 16% optam por lidar com o tema sozinhas e buscar soluções rápidas, sendo que esse percentual também cresce em empresas de porte individual, alcançando 18%.
A pesquisa também aborda como as empreendedoras lidam com conflitos no ambiente profissional, seja com parceiros de trabalho, equipes, fornecedores ou clientes. Dentre as entrevistadas, 62% afirmaram que se envolvem ativamente e buscam uma solução que satisfaça a todos. Já 27% se envolvem, mas priorizam uma solução que consideram justa, mesmo que alguém fique insatisfeito. Por fim, 9% disseram que preferem dar um tempo para que as partes envolvidas encontrem uma solução por conta própria.
“As empreendedoras brasileiras tendem a ter um perfil de liderança colaborativo, voltado ao compartilhamento de informações e à conciliação, como mostrou a pesquisa. E essas soft skills são fundamentais. No entanto, ainda percebemos a oportunidade de incluir mais dados e inteligência analítica na tomada de decisão. Entender o perfil dessa empreendedora líder é essencial para que possamos apoiá-la com conteúdos, produtos e soluções que contribuam para decisões assertivas, prosperidade dos negócios e um impacto cada vez maior do empreendedorismo feminino na sociedade”, destaca Mariana Figueiredo, diretora de produtos para pequenas e médias empresas da Serasa Experian.
Para apoiar os empreendedores com conteúdos de qualidade, a Serasa Experian lançou a segunda edição do boletim “Empreender Brasil: Inteligência de Mercado para MPMEs”. Este material trimestral reúne dados proprietários e de mercado sobre o perfil e os impactos conjunturais no segmento de micro, pequenas e médias empresas. O estudo é dividido em categorias que abrangem: dados demográficos e segmentação, o Score PJ dessas empresas de modo geral e segmentado, dados sobre atividade econômica (emprego, demanda, oferta e acesso ao crédito) e inadimplência e insolvência.