A digitalização está moldando nosso futuro, tornando os pagamentos em espécie cada vez mais incongruentes
Da redação @MundoRH
Segundo uma recente pesquisa realizada pela Pluxee, antiga Sodexo Benefícios e Incentivos, 56% das empresas brasileiras já estão utilizando pagamentos digitais para benefícios trabalhistas. Surpreendentemente, apesar da tendência de digitalização, 44% das companhias ainda efetuam esses pagamentos em dinheiro, um método que, além de obsoleto, pode trazer riscos legais e trabalhistas.
Camila Nakata, gerente de Relações Institucionais da Pluxee, enfatiza: “Em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, os benefícios tornam-se cruciais. Ao optar pelo pagamento digital, as empresas estão entregando não apenas praticidade, mas também segurança e conformidade com a legislação. A digitalização está moldando nosso futuro, tornando os pagamentos em espécie cada vez mais incongruentes.”
A migração para meios eletrônicos de pagamento, como cartões, NFC (Comunicação por Campo de Proximidade) e e-wallets, traz inúmeros benefícios. Entre eles, destacam-se a rapidez nas transações, a segurança reforçada, a automação de processos, o controle efetivo dos gastos e a simplificação das operações.
Além disso, o estudo, que abrangeu 31 países, mostrou que o pagamento de salários em dinheiro ainda persiste em algumas regiões do Brasil. Enquanto 8% das empresas no país pagam salários em espécie, o Nordeste e o Norte apresentam índices mais elevados, 29% e 20%, respectivamente. Apesar da ascensão dos bancos digitais, os bancos tradicionais ainda dominam, sendo preferidos por 77% das empresas, em comparação com os 15% que optam por bancos digitais.