Tema é uma das abordagens da palestra de Valdirene Pedrosa, fundadora do Movimento C, no 2º Summit Internacional de Segurança Psicológica.
Tomar decisões equilibradas, comunicar-se de forma clara e inspirar equipes a alcançar bons resultados estão intimamente relacionados ao entendimento das emoções. Essa conexão é confirmada por uma pesquisa de 2024 da Robert Half, que revela que 86% dos líderes, especialmente em cargos de gestão, acreditam que poderiam tomar decisões mais eficazes se tivessem um maior autoconhecimento.
Esse cenário ressalta a crescente necessidade de desenvolver competências emocionais nas organizações, buscando maior consciência coletiva e compromisso com o bem-estar dos colaboradores. Um exemplo de ação nesse âmbito é o Movimento C, fundado por Valdirene Pedrosa, diretora de Recursos Humanos, Governança e Jurídico, e membro do Conselho Consultivo do grupo mineiro de comunicação Integração, afiliado à Rede Globo. A iniciativa tem como objetivo formar líderes conscientes e promover negócios que impactem positivamente a sociedade. Em vista disso, Valdirene apresentará essa proposta na palestra “Movimento C: líderes conscientes” durante o 2º Summit Internacional de Segurança Psicológica, organizado pelo Instituto Internacional de Segurança Psicológica (IISP), nos dias 14 e 15 de outubro, na Amcham-SP.
“Há algum tempo, venho expandindo o escopo de trabalho e percebi que, além de atuar como diretora jurídica de governança, meu desejo era ampliar a visão de mundo das pessoas e aumentar sua consciência”, afirma Valdirene sobre a criação do Movimento C. Ela destaca que, especialmente em 2020, durante o auge da pandemia de covid-19, dedicou-se a estudar e refletir sobre essa necessidade. “Ajudar outros a expandirem sua percepção de realidade e a reconhecerem suas próprias potencialidades se tornou uma missão ainda mais significativa para mim”, acrescenta.
Ela observa que eventos históricos, como a crise sanitária, forçaram organizações e líderes a expandirem suas perspectivas. “A busca por respostas e soluções se intensificou, especialmente com a demanda das empresas por lideranças transformacionais. Isso gerou uma pressão significativa, fazendo com que muitas pessoas tivessem dificuldade em lidar com esse estresse e com as pressões em geral”, destaca.
Ferramenta para times
A saúde mental tem se tornado uma prioridade nas ações de responsabilidade social, mas nem sempre as abordagens corretas são adotadas. Um exemplo disso é o que ainda revela a pesquisa da Robert Half, que 47,82% dos líderes afirmam não ter as ferramentas necessárias para apoiar a saúde mental de suas equipes. Esse percentual sobe para 63,10% entre os colaboradores.
Nesse contexto, Valdirene enfatiza que a autorresponsabilidade pelas mudanças deve começar no ambiente corporativo, e foi assim que surgiu o Movimento C. “O nome representa um movimento de consciência, com a ideia de guiar os líderes a expandir sua percepção sobre si mesmos, suas potencialidades e pontos cegos, além de refletir sobre as origens das suas decisões”, explica. Ela observa, ainda, que muitos líderes ainda não têm plena consciência das fontes que influenciam suas escolhas, como vulnerabilidades.
A partir dessa imersão, surgem resultados e feedbacks que refletem a transformação na relação dos líderes com suas ações, famílias e consigo mesmos, promovendo autocuidado, saúde e equilíbrio mental, além de abandonarem práticas prejudiciais.
O autoconhecimento, segundo Valdirene, tem um impacto significativo na cultura organizacional, e esse será um dos pontos abordados em sua apresentação. “Desde que comecei a trabalhar com o Movimento C, percebo como alcanço meus objetivos e como minha equipe atinge os dela. Estamos crescendo juntos, alcançando metas de forma mais rápida e saudável, ao mesmo tempo em que promovemos saúde para os outros”, conclui.
Serviço
2º Summit Internacional de Segurança Psicológica
Data e horário: 14 e 15 de outubro, das 8 às 20h
Local: Amcham Business Center – Rua da Paz, 1.431 – Chácara Santo Antônio – São Paulo, SP
Público: executivos e especialistas em RH e profissionais de todas as áreas